Como desbloquear o Caixa Tem e liberar o acesso

Como desbloquear o Caixa Tem e liberar o acesso

Por Caio Carvalho | Editado por Bruno Salutes | 12 de Abril de 2022 às 12h40
Divulgação/Caixa Econômica Federal

Muitos usuários que tentam acessar o Caixa Tem podem se deparar com a mensagem que o aplicativo está bloqueado. Felizmente, existem alternativas para desbloquear o Caixa Tem e conseguir gerenciar transações financeiras pela plataforma.

Em alguns casos, o bloqueio é feito pela própria Caixa Econômica Federal como medida de segurança, principalmente sob suspeita de fraude. Daí vem uma suspensão preventiva que pode bloquear o acesso ao Caixa Tem. Veja a seguir como desbloquear o app em celulares Android e iPhone (iOS).

Desbloquear o Caixa Tem e liberar acesso

O bloqueio de acesso no Caixa Tem começou ainda em 2020, nos primeiros meses de pagamento do Auxílio Emergencial. Para evitar a criação de diversos cadastros no aplicativo em um único aparelho, a Caixa limitou o acesso a somente uma conta por celular, obrigando quase todos os usuários a confirmarem suas identidades.

Atualmente, quem ainda enfrenta problemas para desbloquear o Caixa Tem pode abrir uma solicitação via WhatsApp para efetuar o desbloqueio. Se ainda assim não ocorrer a liberação no aplicativo, você precisará ir pessoalmente a uma agência da Caixa para autorizar o dispositivo.

Desbloquear o Caixa Tem no WhatsApp

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem (Android | iOS);

  2. Acesse sua conta com seu CPF e senha;
3. Na tela inicial, encontre a opção "Liberar Acesso” (possivelmente será a primeira a aparecer na lista);

  3. Você entrará em um chat com respostas automáticas. O app enviará um link com o domínio “wa.me”, para abrir uma conversa no WhatsApp;

  4. Siga as orientações para envio dos seus documentos pessoais e desbloquear o Caixa Tem.
Como desbloquear o Caixa Tem: solicite a liberação no aplicativo e continuar no WhatsApp (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Segundo o site oficial da Caixa, o processo para desbloquear o Caixa Tem pode demorar entre 24h e 48h.

Desbloquear o Caixa Tem na agência

Se após 48 horas você não conseguir acessar o aplicativo, a instrução oficial é ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para desbloquear o Caixa Tem.

Você saberá se o cadastro está bloqueado no momento em que tentar fazer login no Caixa Tem e aparecer a mensagem para procurar uma agência da Caixa. Lembre-se de levar seu CPF e um documento de identidade com foto para desbloquear a conta.

Para encontrar a agência Caixa mais próxima da sua localidade, siga os passos:

  1. Acesse o site Encontre a Caixa de qualquer navegador web;

  2. No campo “Tipo de atendimento”, selecione “Agências”;

  3. Em “UF”, selecione o Estado que você mora;

  4. Marque a cidade no campo seguinte;

  5. Clique em “Buscar" para encontrar a agência Caixa mais próxima.
Site da Caixa permite encontrar a agência mais próxima na sua cidade (Captura de tela: Rodrigo Folter)

Em grande parte do país, as agências da Caixa funcionam das 10h às 16h (dias úteis). O horário de funcionamento da agência mais perto de você será exibido na busca, no site da Caixa.

Desbloquear o Caixa Tem na casa lotérica

Outra alternativa para desbloquear o Caixa Tem é realizar o procedimento em qualquer uma das 13 mil casas lotéricas espalhadas pelo Brasil. O processo é o mesmo feito nas agências da Caixa, e também exige que o beneficiário apresente CPF, documento pessoal com foto e o celular em que o aplicativo Caixa Tem está instalado.

Durante os dias da semana, o horário de funcionamento da maioria das casas lotéricas é das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h ou 9h às 13h, dependendo da região em que a lotérica está localizada. Já as unidades que ficam dentro dos shoppings costumam atender das 10h às 21h.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.