Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como desativar o Telegram | Celular roubado

Por| Editado por Bruno Salutes | 21 de Março de 2022 às 11h30

Link copiado!

Unsplash/Dima Solomin
Unsplash/Dima Solomin
Tudo sobre Telegram

Em caso de perda ou roubo de celular, é essencial que você saiba como desativar o Telegram remotamente. Aliás, esse é o procedimento básico para todos os aplicativos e contas que estejam salvas no aparelho. Apesar disso, muitos notam a importância disso quando o pior já aconteceu.

Antes de qualquer coisa, saiba que a conta do Telegram é vinculada apenas ao número de telefone. Os efeitos práticos disso são simples: quem tem acesso ao número, tem acesso ao perfil. O mensageiro, ao priorizar a privacidade dos usuários, peca na segurança.

Felizmente, esse não é o fim da linha. Existem formas de evitar a ação de invasores e curiosos que encontrarem o aparelho por aí. O primeiro passo é bloquear a linha telefônica e, logo em seguida, solicitar a transferência para um novo chip. Entre todas as medidas citadas neste texto, essa é a mais urgente.

Continua após a publicidade

Se você nunca realizou esse processo, aqui vão os números de bloqueio das principais operadoras:

  • Vivo: *8486 e 105 (ou pelo chat do site Meu Vivo);
  • TIM: *144 e através de um telefone fixo para 1056 (ou pelo site da TIM);
  • Claro: 1052 (ou pelo site Minha Claro);
  • OI: 1057 (ou pelo site Minha Oi).

Com isso solucionado, é hora de interromper o login no aparelho que foi perdido. Isso pode ser feito de diferentes formas. Para descobrir a mais adequada, verifique se você tem acesso ao Telegram através de outro dispositivo, como o computador.

Como desativar o Telegram com acesso em outro aparelho

Caso não tenha habilitado a Verificação em Duas Etapas, essa é a hora — afinal, antes tarde do que mais tarde. Acesse as Configurações pelo aplicativo ou pelas versões para PC, toque em “Privacidade e Segurança” e habilite o recurso. Desse modo, o número de telefone apenas não será suficiente para concluir o login.

Ainda nas Configurações, acesse a aba “Dispositivos” e encerre a sessão do Telegram no celular antigo. Essa opção também pode estar na aba “Sessões ativas”, do menu “Privacidade e Segurança”. Essas duas medidas unidas vão desconectar o aparelho e dificultar logins futuros.

Se você teve sucesso até aqui, saiba que o pior já passou. Finalmente, utilize o novo chip que você solicitou para acessar a sua conta em um novo celular. Em alguns casos, o usuário precisa adquirir um novo número. Para atualizá-lo no mensageiro, retorne ao menu “Configurações”, clique em "Editar" no canto superior direito e informe o mais recente. Conclua o processo de verificação e pronto!

Continua após a publicidade

Como desativar o Telegram sem acesso algum

O próximo cenário é aquele em que o usuário perdeu acesso completamente à conta. Nesses casos, o Telegram não parece oferecer nenhum tipo de suporte. Enquanto o WhatsApp indica que o usuário envie um e-mail para solicitar o bloqueio da conta, o controverso app azul lava as mãos. A recomendação do site oficial é a que você já conhece: solicitar o bloqueio do chip anterior e transferir a linha para um novo.

Depois disso, a história se repete. Com o chip recém-adquirido, faça login em um outro aparelho. Agora desconecte as sessões e, se não possuir a verificação em duas etapas, não espere que o seu celular desapareça para ativá-la.