Como desativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank

Como desativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Fevereiro de 2022 às 12h05
Divulgação/Nubank

Desativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank é tão simples quanto solicitar a nova modalidade do cartão. Contudo, há quem prefira inserir o cartão na maquininha e digitar a senha, uma vez que em casos de perda ou roubo o cartão ainda pode ser usado sem senha.

Aprenda a seguir como desativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank. A ação é feita pelo aplicativo da fintech no Android e iPhone (iOS).

  1. Abra o aplicativo do Nubank e toque no ícone de perfil, no canto superior esquerdo;

  2. Desça a tela e vá na opção “Configurar cartão”;

  3. Desmarque a chave “Compras por aproximação (contactless)”;

  4. O pagamento por aproximação do cartão Nubank foi desativado. Toque em “OK” para finalizar.
No app para celular é possível desativar o pagamento por aproximação do cartão Nubank (Captura de tela: Caio Carvalho)

Pronto. Agora, todas as compras feitas com o seu Nubank precisarão que o cartão seja inserido na máquina de pagamento das lojas ou estabelecimentos, para então você inserir a senha de quatro dígitos e confirmar a transação.

Posso reativar o pagamento por aproximação do Nubank?

Sim. É só repetir o tutorial e marcar novamente a chave “Compras por aproximação (contactless)”.

Meu cartão do Nubank ainda não é contactless. Posso pedir um novo?

Sim. Basta solicitar o novo cartão pela central de atendimento do banco digital, usando a função de chat para conversar com um atendente do Nubank. Você deverá informar o endereço de entrega e concordar com o bloqueio do cartão atual.

Vale lembrar que, embora o cartão por aproximação do Nubank tenha sido anunciado em 2018, a fintech ainda pode não ter atualizado todos os clientes com o novo cartão contactless, especialmente os usuários mais antigos.

Posso usar o cartão contactless do Nubank para qualquer compra?

Sim. Entretanto, o Nubank estabelece um limite de R$ 200 para cada transação. Ou seja, pagamentos acima desse valor exigem o uso da senha de quatro dígitos. Além disso, o cartão contactless só pode ser usado no máximo cinco vezes ao dia, sem precisar de senha.

O cartão por aproximação do Nubank é seguro?

O Nubank afirma que a tecnologia contactless é tão segura quanto fazer uma compra online com o cartão, e que existem diversas camadas de segurança que protegem todas as transações feitas no cartão.

"A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para identificar atividades suspeitas e interromper a ação. Além disso, o Nubank tem sistemas próprios de detecção de fraudes”, diz a fintech.

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Fonte: Nubank (1, 2)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.