Como criar uma pasta particular no Outlook

Como criar uma pasta particular no Outlook

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 09 de Julho de 2021 às 13h00
Divulgação/Microsoft

O Outlook (Android l iOS l Web), serviço gratuito de correio eletrônico da Microsoft, permite que os usuários criem não apenas pastas comuns, mas também pastas particulares. Embora não seja um recurso amplamente conhecido, ele é bastante útil, sobretudo no que diz respeito à privacidade e segurança dos e-mails.

Devido ao seu funcionamento, as pastas particulares somente podem ser criadas pelo computador, mais especificamente através do programa do Outlook. Infelizmente, o recurso fica quase que “escondido” e não possui um acesso fácil. Mas, de modo geral, o processo é simples e bastante rápido. Abaixo, conheça melhor essa ferramenta e entenda como criar uma pasta particular no Outlook.

O que é uma pasta particular?

De modo geral, as pastas particulares são muito parecidas com as pastas comuns. A principal diferença entre elas é a sua lógica de armazenamento. Enquanto as primeiras ficam localizadas no Arquivo de Dados do Outlook, isto é, no computador; as demais se restringem ao servidor do e-mail.

As pastas comuns, por estarem disponíveis na Internet, podem ser acessadas de qualquer lugar através de qualquer dispositivo, desde que o usuário conheça as credenciais da conta. No caso das partas particulares, a coisa muda de figura, já vez elas ficam adstritas ao computador.

Como criar uma pasta particular no Outlook

Passo 1: acesse o Outlook no seu PC e clique no menu "Arquivo", localizado na parte superior da tela;

Acesse o programa Outlook pelo seu computador. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: feito isso, selecione "Configurações de Conta" e, na janela que será exibida na sequência, clique na opção novamente;

Acesse o menu "Configurações de Conta". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: toque sobre a aba "Arquivos de Dados" e, em seguida, em "Adicionar";

No "Arquivos de Dados", adicione uma nova pasta. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: determine a localização da página no seu computador, escolha um nome para ela e confirme em "Ok". Caso queira proteger os seus arquivos com uma senha, selecione "Adicionar Senha Opcional", abaixo da aba "Tipo", que fica ao fim da janela;

Edite a pasta particular como preferir. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: por fim, retorne à página inicial. Abaixo de todas as pastas normais, estará a que você acabou de criar.

Você ainda poderá criar subpastas particulares, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar o comando. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você já sabe como criar uma pasta particular no Outlook.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.