Como ter a conta verificada no Instagram?

Por Rafael Rodrigues da Silva | 17 de Janeiro de 2019 às 18h43
Tudo sobre

Instagram

Saiba tudo sobre Instagram

Ver mais

O selo de verificação no Instagram é um dos “prêmios” mais cobiçados de qualquer pessoa, personalidade ou negócio que possui uma conta na rede social. Afinal, ter o selo de verificação é uma posição de prestígio, que coloca o perfil em um patamar “acima” dos outros — além de protegê-lo de eventuais perfis falsos que possam tentar se passar por você para aplicar golpes e enganar os seguidores.

Mas conseguir esse “selo de qualidade” do Instagram não é uma tarefa simples, e muita gente — principalmente os chamados “influencers” — tem se frustrado diariamente com o fato de a moderação do Instagram não fornecê-lo para seus perfis, mesmo provando que possui milhões de seguidores. E foi para explicar por que isso acontece que Fabiano de Abreu, jornalista e empresário que atua como CEO da MF Press Global (uma empresa de assessoria de imprensa e de mídia social com sedes no Brasil, Portugal e Estados Unidos) gravou um vídeo em sua canal do YouTube, onde revela por que algumas contas são verificadas e outras não.

De acordo com o jornalista, é preciso lembrar que o selo de verificação do Instagram não é um prêmio por seguidores, mas algo que prova que você ou a sua empresa são uma autoridade em sua área de domínio, uma verdadeira figura pública. E, para provar que se é uma figura pública, pouco importa o número de seguidores — pois todo mundo no Instagram pode comprar seguidores e ter milhares de pessoas curtindo suas publicações —, mas o importante mesmo é provar para o Instagram que se é famoso.

Para isso, o CEO da MF Press Global tem uma estratégia que considera praticamente infalível: junto com o pedido do selo de verificação, enviar uma série de links e matérias onde o nome da sua pessoa ou loja é citado pela imprensa. E não, não vale citações no blog do vizinho ou no canal de Minecraft do sobrinho; tem que ser imprensa “de verdade” ou, no caso, grandes jornais, revistas, programas de TV, ou sites e portais da internet. De acordo com Abreu, esse é o melhor método para mostrar para o Instagram que você ou seu negócio mereça destaque, e ao provar isso, invariavelmente a rede social disponibilizará o selo de verificação para seu perfil. E ele sabe do que está falando: afinal, a empresa de mídia dele é a que mais entrou com pedidos de selos de verificação no Instagram no mundo, e através desse método o índice de sucesso foi praticamente total.

O jornalista ainda alerta para que as pessoas “fujam” de empresas que dizem responder pelo Instagram ou pelo Facebook (que é o dono do Instagram), ou então de profissionais que afirmam trabalhar para a rede social e que conseguem o selo de verificação por um valor “simbólico”. Ele alerta que nenhuma empresa responde pelo Facebook e que não existem funcionários que conseguem facilitar a aquisição do selo através do pagamento de uma quantia em dinheiro, e que esses não passam de golpistas que tentam se aproveitar da falta de conhecimento das pessoas para fazer um dinheiro fácil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.