Como compartilhar tela no Zoom durante uma videochamada

Como compartilhar tela no Zoom durante uma videochamada

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Bruno Salutes | 23 de Abril de 2021 às 18h50

Desde o início de 2020, houve um aumento significativo na quantidade de pessoas que migraram para uma jornada de home office. Isso fez com que plataformas de reuniões online como o Zoom (Android | iOS | Mac | Windows | Linux) acabassem se tornando uma das principais ferramentas de comunicação entre equipes em diversas empresas.

Entre outras funções, a plataforma permite que os usuários compartilhem a tela do PC ou do celular enquanto estão em chamada, para que possam mostrar apps, imagens, vídeos, ou até mesmo fazer apresentações de slides.

O processo é bastante rápido, prático, e pode ser feito diretamente no menu de chamadas do Zoom. Confira abaixo o passo a passo para compartilhar a tela do seu PC ou celular na plataforma!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como compartilhar tela no Zoom no PC

Passo 1: ao ingressar em uma reunião no Zoom no seu PC, clique em “Compartilhar tela” no menu inferior.

Abra uma chamada no Zoom em seu PC e clique em "Compartilhar tela" no menu inferior (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: na aba aberta em seguida, selecione uma janela ou um app que você queira exibir e clique em “Compartilhar”. Dentre as opções, também está disponível o “Quadro branco”, que permite fazer anotações.

Na aba aberta em seguida, selecione uma janela e clique em "Compartilhar" (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Dica: o Zoom ainda conta com as opções de compartilhar o som do seu computador ou otimizar para um videoclipe em tela cheia.

Passo 3: ao acessar a aba “Avançado” ainda no menu de compartilhamento, é possível encontrar as funções “Parte da tela”, “Somente o som do computador” ou o “Conteúdo da segunda câmera”.

Na aba "Avançado", você poderá encontrar novas opções de compartilhamento de tela (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: acessando a aba “Arquivos”, você pode compartilhar algum arquivo direto do Dropbox, do Google Drive ou de outros programas de compartilhamento em nuvem.

Na aba "Arquivos", você poderá compartilhar arquivos do Dropbox, Drive ou outros serviços (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: assim que o compartilhamento da tela for ativado, um menu superior será exibido. Nele, você poderá incluir o áudio, fazer anotações e mais. Para encerrar a transmissão, clique em “Interromper compartilhamento”.

Ao compartilhar a tela, utilize o menu superior para se guiar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 6: o Zoom também conta com uma opção que permite que vários participantes da chamada compartilhem as suas telas simultaneamente. Esta configuração pode ser ativada clicando no ícone de “Seta” do item “Compartilhar tela”.

Acesse a aba da ruenião para habilitar a opção de compartilhamento de tela simultânea (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Como compartilhar tela no Zoom no celular

Passo 1: ao ingressar em uma reunião no Zoom no seu celular, clique em “Compartilhar”, no centro do menu inferior.

Acesse uma reunião do Zoom em seu celular e clique em "Compartilhar" no menu inferior (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 2: no menu inferior aberto em seguida, selecione o item “Tela”.

No menu aberto em seguida, selecione uma das opções ou "Tela" para prosseguir (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 3: na pop-up aberta em seguida, clique em “Iniciar” para poder prosseguir e tenha cuidado ao transmitir informações confidenciais.

Na pp-up exibida em seguida, clique em "Iniciar" para poder prosseguir (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 4: em celulares Android, é necessário permitir que o Zoom sobreponha a outros apps, portanto, habilite esta opção e retorne ao app.

Habilite a opção do Android que permite que o Zoom sobre ponha outros apps (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Passo 5: com as devidas permissões dadas, o compartilhamento da tela foi ativado. Com o menu exibido no canto inferior, você pode fazer anotações, compartilhar o áudio do dispositivo e, finalizada a apresentação, clique em “Interromper compartilhamento”.

Assim que estiver compartilhando a tela, utilize o menu inferior para se guiar (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Pronto! Agora você pode compartilhar a tela do seu PC ou do celular através do Zoom.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.