Como mudar a imagem de fundo no Zoom durante videoconferências

Como mudar a imagem de fundo no Zoom durante videoconferências

Por Ariane Velasco | 04 de Maio de 2020 às 20h00
9to5Google

Se você está trabalhando em home office, seja rotina ou devido ao período de isolamento social causado pelo coronavírus, provavelmente já passou pela saia justa de ter uma reunião por videoconferência e não estar preparado. Porém, se você optar por fazer reuniões pelo zoom, saiba que existe uma maneira bem prática de mudar a imagem de fundo no serviço durante a reunião, o que pode contribuir para acabar, de uma vez por todas, com situações constrangedoras. Veja como fazer isso abaixo.

Mudando a imagem de fundo no Zoom

Antes de tudo, é importante salientar que a imagem de fundo do Zoom só funciona em superfícies que tenham somente uma cor. Por isso, se você não tiver uma tela do tipo Chroma Key, ou seja, o pano verde comumente usada para efeitos visuais e que facilita isolar outros objetos e substituí-los pelo fundo artificial, dê sempre preferência a uma parede de cor única - preferencialmente verde, azul ou vermelho. Além disso, o recurso funciona melhor em um ambiente com iluminação uniforme, sem altos contrastes. Logo, uma parede branca não vai funcionar.

Lembre-se de usar uma roupa que contraste fortemente com a cor do fundo, caso contrário, você pode acabar se misturando com a paisagem artificial do Zoom e, acredite, o resultado não fica nada agradável visualmente.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Chroma Key, técnica utilizada para aplicar efeitos visuais em imagens (Foto: KlausHausmann/Pixabay)

Pré-requisitos para mudar a imagem de fundo no Zoom

Além disso, vale lembrar que alguns dispositivos só são compatíveis para uso das imagens de fundo do Zoom em superfícies verdes. Isso porque existem pré-requisitos referentes ao tipo de aplicativo usado e ao processador da máquina. Todos eles podem ser conferidos no site do Zoom.

Logo, caso o seu computador não preencha todos os requisitos, só será possível mudar o fundo no Zoom se o seu plano de fundo original for verde. Você até pode tentar outras cores como background, porém, não deve funcionar com a mesma precisão ou qualidade.

Em todo caso, vale usar qualquer pano verde que você tenha em casa e garantir a qualidade de sua apresentação.

Zoom: como mudar a imagem de fundo durante uma videoconferência

Escolhendo um fundo padrão

O Zoom oferece uma série de fundos padrão, ou seja, basta clicar e começar a usar. Para escolher um fundo padrão siga as instruções abaixo:

Passo 1: abra o aplicativo do Zoom em seu computador e selecione o botão "Configurações", no ícone da engrenagem, no canto superior direito da tela:

Passo 2: selecione a opção “Virtual background” no menu localizado do lado esquerdo da tela. Vários modelos irão aparecer, escolha o que considerar mais apropriado para a sua videoconferência:

Passo 3: para controlar manualmente o lugar em que o fundo do Zoom irá aparecer, clique no ícone de quadrado e, depois, nas áreas desejadas:

Passo 4: você também pode selecionar as opções “I have a green screen” (“Eu tenho uma tela verde”, em português) e “Mirror my video" (“Espelhar o meu vídeo”, em português).

Personalizando a imagem de fundo

Conforme já era de se esperar, não demorou muito até que os usuários do Zoom notassem a possibilidade de adicionar fundos divertidos durante suas videochamadas. As opções rapidamente se espalharam pela Internet, com fundos de estúdios da Disney, de programas de televisão famosos, paisagens turísticas e outras tantas possibilidades.

Para adicionar sua imagem de fundo personalizada no Zoom, faça como indicamos abaixo:

Passo 1: abra o aplicativo do Zoom em seu computador e, novamente, acesse "Configurações", no ícone da engrenagem, no canto superior direito:

Passo 2: clique na opção “Virtual background” no menu do lado esquerdo:

Passo 3: clique no botão "Adicionar", no ícone “+”:

Passo 4: selecione a imagem de seu computador que deseja para usar de fundo:

Zoom: mudando o fundo no Android, iPhone ou iPad

Todos os aparelhos funcionam da mesma maneira ao mudar o fundo de cenário na videoconferência do Zoom, mas é preciso atender a requisitos mínimos para que a imagem de background do Zoom possa ser aplicada sem nenhum problema. Novamente, todos eles podem ser verificados direto no site do Zoom.

Para mudar o fundo do Zoom em seu celular ou tablet:

Passo 1: abra o aplicativo e inicie uma chamada por vídeo:

Passo 2: toque no botão “More” (“Mais”), no canto superior direito da tela. Depois, escolha um dos fundos do Zoom ou carregue uma imagem de seu celular:

Zoom: como colocar um fundo com vídeo nas reuniões

Também é possível adicionar um vídeo como fundo das reuniões no Zoom. No entanto, os pré-requisitos são mais exigentes. Caso o seu dispositivo atenda a todos eles, basta fazer o upload de uma gravação e, no mesmo ícone de “+” usado para adicionar uma imagem, escolher o arquivo do vídeo. O resultado pode ser bem interessante.

E aí, curtiu essas dicas? Você já modificou o background das suas videoconferências no Zoom?

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.