Como colocar a voz do Google no TikTok e usar a função de texto falado

Como colocar a voz do Google no TikTok e usar a função de texto falado

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 06 de Agosto de 2021 às 10h30
Hello I'm Nik/Unsplash

O TikTok (Android l iOS l Web) se tornou uma verdadeira febre nos últimos dois anos. E, embora o boom de popularidade já tenha passado, a rede social não saiu debaixo dos holofotes. A cada semana, é um novo vídeo, filtro ou ferramenta que viraliza e toma conta da Internet. Nessa matéria, iremos abordar um desses “cases de sucesso”: a função de texto falado, que permite criar vídeos com uma voz “robotizada”, à la assistente da Google.

O recurso, vale citar, é bastante simples. No entanto, nem todos os usuários sabem como encontrá-lo. Aliás, explorando os comentários Internet adentro, identificamos que muitos acham que a famosa “voz do Google” no TikTok é, na verdade, criada em aplicativos externos. Isso, contudo, é um grande equívoco. Abaixo, veja como encontrar e utilizar a função de texto falado da rede social chinesa.

Como colocar a voz do Google no TikTok e ativar função de texto falado

Passo 1: acesse o aplicativo e, na tela de gravação, toque no botão vermelho para fazer um vídeo;

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Para testar a função, é preciso fazer o upload de um vídeo ou gravar um clipe no aplicativo. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: edite como preferir na próxima página e, quando terminar, toque no símbolo de “check”, posicionado no canto inferior direito da tela;

Para tanto, toque no botão centralizado na tela e, em seguida, avance. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: agora, selecione a ferramenta de texto, localizada na seção de recursos inferior;

A função é uma variante da ferramenta "Texto". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: escreva um texto para o seu vídeo. Para que o áudio fique mais preciso, evite ao máximo as abreviações. Ao fim, clique em “Concluído”, no canto superior direito da tela;

O TikTok oferece inúmeras opções para editar o texto. Antes de avançar, personalize-o como desejar. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: feito isso, dê um toque sobre o texto recém-criado e, entre as opções que serão mostradas, escolha “Texto falado”. Veja se a pronúncia está correta e, caso haja algum erro, edite o texto e ative a função novamente. Como bônus, aqui fica uma dica: caso o app não consiga reproduzir a frase, tente separar as palavras com ponto final em vez de usar espaço.

Se você não quiser deixar o texto à mostra, escolha uma cor igual ao do fundo. Também é possível reduzir o seu tamanho e arrastá-lo para as bordas da tela até que ele suma por completo. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como colocar a voz do Google no TikTok e ativar função de texto falado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.