Como ensinar ao TikTok o que você quer assistir

Como ensinar ao TikTok o que você quer assistir

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 17 de Dezembro de 2021 às 08h00
(Imagem: Reprodução/ Aaron Weiss/Unsplash)

Um dos destaques do TikTok é a aba Para Você, que inclui sugestões de vídeos de diferentes perfis, inclusive não seguidos pela sua conta, com base nos seus interesses. Alterada pelo algoritmo da rede social, essa aba permite criar um feed único de atualizações para cada perfil na plataforma, proporcionando uma experiência personalizada.

Dessa forma, é possível "ensinar" ao TikTok (Android | iOS | Web) quais conteúdos devem ser exibidos como sugestões ao seu perfil. Durante os primeiros dias de uso da rede social, os conteúdos podem ser generalizados ou com vídeos populares entre a comunidade de usuários. Conforme o uso da plataforma aumenta, as recomendações são mais específicas para os seus gostos e preferências de uso.

Como a seção Para Você funciona no TikTok

O feed Para Você inclui uma curadoria criada pelo algoritmo da plataforma com base em possíveis interesses do seu perfil. Cada usuário do TikTok possui um feed único e adaptado para as suas preferências. Para isso, a rede social utiliza alguns fatores principais, considerando os hábitos de uso.

Um dos principais fatores é o nível de interação do usuário. Isso inclui curtidas, compartilhamentos, comentários, vídeos e contas seguidas. Outros hábitos, como replays em único vídeo e o tempo de tela em clipes mais longos, também são elementos que contribuem para a personalização do seu feed.

Além das interações, outros dois fatores importantes são as informações do vídeo e as configurações da conta. Legendas, sons, descrição e hashtags também possuem influência na personalização dos seus interesses principais. Há, ainda, relevância para a preferência de idioma, região selecionada e o tipo de dispositivo usado para acessar a rede social.

O TikTok organiza todas essas informações e estabelece o valor de cada uma para o usuário. Assistir a um vídeo longo, por exemplo, possui um “peso” maior para as recomendações do que as configurações de idioma da plataforma. A seção “Para Você” ainda conta com recursos para evitar duplicidade: é raro encontrar dois vídeos seguidos publicados pelo mesmo perfil ou exibir vídeos repetidos no feed.

Como ensinar seus conteúdos preferidos ao TikTok

Não existe um método oficial para ensinar seus gostos favoritos ao TikTok. Por outro lado, vale a pena interagir com os vídeos que você gosta na rede social para acelerar o funcionamento do algoritmo na seção Para Você. Ao curtir, comentar e compartilhar conteúdos do mesmo assunto, o algoritmo pode interpretar essas interações como um fator na escolha dos temas.

Curtir vídeos no TikTok ajuda a ensinar o que deseja assistir (Captura de tela: André Magalhães)

Durante a configuração inicial de uma nova conta na plataforma, o app permite selecionar algumas categorias com temas favoritos. Isso também contribui para a personalização do feed: caso não tenha marcado nenhuma opção, a seção irá exibir apenas vídeos em alta na rede social, com assuntos gerais.

Portanto, a maneira mais simples de receber seus conteúdos favoritos é utilizar o app com frequência. Após alguns dias, já é possível notar uma mudança no tema dos vídeos exibidos na seção Para Você. Essa não é a única maneira de conhecer novos conteúdos: seguir novos perfis, explorar hashtags e acessar tendências também ajudam na criação de recomendações personalizadas.

Como marcar vídeos que não são de seu interesse no TikTok

TikTok permite marcar vídeos que não são do seu interesse (Captura de tela: André Magalhães)

A rede social também permite sinalizar quais conteúdos não te interessam na plataforma. Para isso, toque e mantenha a tela pressionada durante a exibição de um vídeo, até que uma caixa de opções seja exibida. Em seguida, selecione a opção "Não interessado" para evitar que vídeos semelhantes sejam mostrados no feed.

Fonte: TikTok

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.