Publicidade

Como cancelar um Pix no Santander | Guia prático

Por  • Editado por  Bruno Salutes  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

Depois que a transferência foi feita, não há como cancelar um Pix no Santander. Caso tenha errado o valor ou o destinatário, a instrução do banco é de entrar em contato com a pessoa que recebeu para solicitar a devolução.

Em compras por e-commerce, isso pode ser facilitado, mas ainda é um problema para pagamentos entre pessoas físicas. No extrato de quem recebeu, os bancos incluem um botão para devolver o valor ou uma parte dele, mas a iniciativa precisa partir da pessoa.

No entanto, é possível cancelar um Pix agendado antes da data de transferência. Quando o usuário programa um pagamento, o Santander efetiva a operação a partir das 7 horas da manhã do dia combinado — vale a pena prestar atenção no horário antes de cancelar. Confira o passo a passo!

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como cancelar um Pix agendado no Santander

  1. Abra o aplicativo do Santander e toque no ícone de três barras para abrir um menu;

  2. Em seguida, selecione a aba “Transações”;

  3. Depois, pressione “Agendamentos”;

  4. Os próximos pagamentos agendados serão exibidos. Toque no Pix em questão para avançar;

  5. Por fim, pressione “Excluir agendamento”.

Como ver o extrato do Pix no Santander

Para receber o dinheiro de volta por um Pix feito por engano, é necessário conversar diretamente com a pessoa ou empresa que recebeu o pagamento. Nesse caso, a recomendação é abrir o extrato do app para conferir quem recebeu o dinheiro.

No aplicativo, acesse a área do Pix e toque em “Extrato do Pix”. Em seguida, toque na operação que precisa ser cancelada para conferir o nome da pessoa que recebeu e o código da transação. Esse código pode ser usado em contato com o banco, por exemplo.

Como mudar os limites do Pix no Santander

Tendo em vista que é não é possível cancelar um Pix enviado, é possível conter os riscos de uma operação forçada ou por engano. Uma medida de segurança comum é a opção para alterar o limite do Pix, com valores diferentes para o período do dia e da noite.

Além disso, o banco Santander oferece um seguro para transações no Pix, DOC ou TED. Dessa forma, caso precise fazer uma transferência forçada por ameaça física, o banco pode reembolsar o valor.