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Como cancelar um Pix no Nubank | Guia Prático

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 25 de Maio de 2022 às 11h00

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Divulgação/Nubank
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Enviou dinheiro para a conta bancária incorreta e não sabe como cancelar um Pix no Nubank? Ainda que esse meio de pagamento ofereça praticidade por ser instantâneo, o seu uso está sujeito a mais deslizes. Afinal de contas, o dinheiro sai de uma conta para outra em segundos.

Outros métodos, como TED e DOC, oferecem uma margem de tempo para cancelar a transação. Como o Pix acontece quase que em tempo real, não há chance para arrependimento. Em razão da natureza desse método, o Banco Central alerta que o único jeito de cancelar um Pix é antes da confirmação do pagamento.

Ou seja, isso não configura um cancelamento, mas uma desistência. Na prática, a instituição indica que o dinheiro apenas não será enviado caso o titular da conta desista durante o processo. Isto é, antes de apertar o botão de confirmação.

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A sugestão do Banco Central é negociar com a pessoa que, acidentalmente, recebeu o dinheiro. Identifique as informações da pessoa através do comprovante de transferência e solicite a devolução do dinheiro. Inclusive, os bancos com suporte ao Pix possuem um botão de reembolso para facilitar o processo.

No final das contas, o pagador dependerá da boa vontade de quem recebeu o dinheiro. Aliás, mesmo que a conta de destino seja desconhecida, o Banco Central considera que o pagamento foi legal.

Cancelamento de Pix ocorre em casos excepcionais

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Excepcionalmente, o pagador obtém suporte para cancelar o Pix. Isso ocorre, por exemplo, em casos de fraude ou ainda de roubo ou assalto. Também é possível solicitar o cancelamento se, por ameaça de terceiro, o indivíduo se viu obrigado a realizar transferências. Ainda nesses casos, não há garantia de que o dinheiro será recuperado.

Cancelar um Pix no Nubank ou em qualquer outra instituição bancária não é uma tarefa simples. Portanto, o mais prudente a se fazer é ter cautela antes de confirmar a transação. Verifique os dados do recebedor pelo menos duas vezes, mesmo que o contato esteja salvo no seu aplicativo. Desse modo, você evita possíveis transtornos e prejuízos financeiros.