Como cancelar o Spotify Premium

Como cancelar o Spotify Premium

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 05 de Janeiro de 2022 às 08h10
Divulgação

Quer cancelar a assinatura do Spotify Premium? Felizmente, o processo é bastante simples e leva apenas alguns minutos. Aliás, ele pode ser feito tanto pelo celular quanto pelo PC; mas somente se o usuário utilizar o navegador.

Ao contrário de algumas plataformas, o Spotify não permite pausar a assinatura. Portanto, se deseja abandonar o serviço, essa é a única saída. Mas, antes de prosseguir, existem alguns detalhes que merecem a sua atenção.

Embora usuários do plano gratuito possam excluir suas contas, isso não é possível nas assinaturas Premium. Isso significa que o assinante não pode simplesmente deletar a sua conta. Nesse caso, ele possui duas saídas: cancelar o plano e excluir o cadastro posteriormente ou acionar o suporte, que realizará ambos procedimentos de uma só vez.

Além disso, ao abandonar a assinatura, é preciso se atentar à data de renovação. Supondo que você cancele o plano no primeiro dia do mês sem saber, contudo, que a data de renovação é todo dia 28. Nesse caso, será necessário pagar o valor referente ao mês “atual”, ainda que você não queira utilizar o serviço.

Caso isso ocorra, é válido entrar em contato com o suporte para negociar a possibilidade de cancelamento imediato e um possível estorno. Mas, lembre-se: isso não garante que você será bem-sucedido. Para encerrar a sua assinatura do serviço de streaming, acompanhe as etapas a seguir.

1. Pelo celular, abra o navegador e acesse o Spotify (Android l iOS l Web l Desktop). Depois, clique no botão de três traços no canto superior direito da tela e selecione “Conta”. Deslize a tela até a seção “Seu plano” e toque no comando “Mudar plano”. No final da página, clique em “Cancelar o Premium”;

Para cancelar o Spotify Premium, use o comando "Mudar plano" (Captura: Kris Gaiato)

2. Na próxima tela, verifique a data de renovação e escolha o comando “Continue para cancelar”. Se necessário, confirme a sua decisão.

Verifique a data de renovação antes de confirmar o cancelamento (Captura: Kris Gaiato)

Caso queira utilizar o computador para cancelar o Spotify Premium, o processo é o mesmo. A única diferença é que não há botão de três traços. O usuário deve selecionar a aba de “Perfil” na mesma direção e, depois, acessar a “Conta”. Se preferir, entre na página de cancelamento do Spotify para poupar tempo.

Por fim, vale destacar que o passo a passo acima funciona apenas para aqueles que assinaram os planos premium pelo próprio Spotify. Se a contratação foi realizada em plataformas parceiras, elas serão responsáveis por receber eventuais solicitações de cancelamento, não o serviço.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.