Como baixar o WhatsApp sem usar a Play Store

Como baixar o WhatsApp sem usar a Play Store

Por Rodrigo Folter | Editado por Guadalupe Carniel | 24 de Novembro de 2021 às 13h10
Foto: Alexander Shatov (Unsplash)

É possível obter o WhatsApp sem ser pelo meio convencional, através da Play Store. Os APKs, sigla de Android Application Package servem como um instalador manual e é muito buscado por quem deseja testar aplicativos que não foram lançados, versões beta de atualizações ou alguns que não são compatíveis com seu celular.

Você pode se perguntar se existem riscos e bom, como tudo na vida, sim. É importante garantir que esteja baixando o arquivo de uma fonte confiável, como alguns exemplos que daremos abaixo, pois pessoas mal intencionadas podem usar os APKs para infectar seu celular com vírus.

Como preparar o celular para instalar o WhatsApp sem a Play Store

Por configuração de fábrica, os celulares Android não aceitam instalação de aplicativos baixados por fontes externas. Para saber como alterar, acesse o tutorial que o Canaltech fez sobre o tema:

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como baixar o WhatsApp no celular manualmente

Uma vez permitido a instalação de fontes externas, é hora de baixar o aplicativo. Vamos mostrar dois caminhos, o direto pelo site e outro por lojas de aplicativos como APKMirror ou APKPure, ambas podem ser obtidas através do navegador do celular.

Baixando o WhatsApp pelo site oficial

Acesse o site oficial do WhatsApp pelo navegador de seu celular e ao final da página, no rodapé, é possível encontrar o APK do Android sob a divisão de Download. Baixe a versão disponível e em seguida clique no pop-up que aparecerá, entitulado "WhatsApp.apk".

Isso abrirá uma nova aba, clique em "Instalador do pacote" e em seguida o celular perguntará se deseja continuar a instalação, confirme e pronto! Clique em abrir e configure o aplicativo para utilizá-lo.

Baixe o arquivo em .apk diretamente do site do aplicativo (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Baixando o WhatsApp pelo APKMirror

Para esta etapa, vamos precisar que baixe o APKMirror (Android), aplicativo do site que ajudará o usuário a encontrar arquivos APK em seu celular. Baixe-o diretamente da Play Store, em seguida, vá para o navegador de seu celular.

Acesse o site do APKMirror (Web), clique na lupa no canto superior e direito e busque por WhatsApp e baixe a versão desejada e agora entra em ação o aplicativo do site. Abra-o e clique em "Browse Files", ele mostrará todos os aplicativos em APK que estão no seu celular. Encontre o do WhatsApp e instale-o, depois disso é só configurar e usar o mensageiro.

Acesse os downloads através do APKMirror e veja todos os aplicativos que o aplicativo encontra (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Baixando o WhatsApp pelo APKPure

Por último, mas não menos importante, temos APKPure (Web). Acesse o site e clique no botão de download, logo na tela inicial, para baixar. O aparelho perguntará se quer manter o arquivo, clique em Ok para que o download seja realizado. Um pop-up aparecerá chamado "APKPure" clique para realizar a instalação.

Abra o aplicativo e permita que acesse as configurações de armazenamento. Em seguida, pesquise por WhatsApp, como faria na Play Store, e acesse o arquivo para realizar a instalação.

O APKPure é outra opção para os que buscam baixar o WhatsApp fora da Play Store (Imagem: Rodrigo Folter/Captura de tela)

Medidas de segurança com aplicativos APK

Por serem obtidos fora dos meios convencionais, arquivos APK podem levantar dúvidas sobre a segurança de sua utilização. Com algumas medidas, você pode dormir sossegado e saber que seu celular está em segurança. Acompanhe algumas abaixo.

1. Mantenha o sistema operacional de seu aparelho sempre atualizado;
2. Utilize sempre sites oficiais que ofereçam o arquivo APK do aplicativo ou lojas conhecidas como APKPure;
3. Veja as reviews e comentários que outros usuários deixam sobre o aplicativo;
4. Verifique a versão do aplicativo na loja alternativa que baixou e compare com a versão da PlayStore.

Dessas formas é possível ter acesso ao aplicativo sem usar a Play Store e baixar por meios seguros.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.