Como abrir reclamação e pedir reembolso no 99

Como abrir reclamação e pedir reembolso no 99

Por Kris Gaiato | Editado por Guadalupe Carniel | 08 de Outubro de 2021 às 14h00
Divulgação/99

Recebeu uma cobrança indevida do 99 (Android l iOS l Web) ou teve algum problema durante uma corrida? O aplicativo, assim como a Uber, permite abrir uma reclamação e pedir reembolso de forma simples e rápida. O tempo de resposta da plataforma é, inclusive, bem curto e, em alguns casos, o reembolso é feito quase que imediatamente.

É importante destacar que o passageiro pode fazer diversas queixas no 99. Contudo, nem todas elas geram o estorno do dinheiro pago. Neste tutorial, o Canaltech ensina como abrir uma reclamação e pedir o reembolso de uma só vez; mas o passo a passo também serve para reportar problemas não relacionados ao pagamento da corrida. Confira a seguir!

Como abrir reclamação e pedir reembolso no 99

Passo 1: acesse o 99 e, com a sua conta logada, abra o menu do aplicativo. Para tanto, clique no botão de três traços no canto superior esquerdo da tela.

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Acesse o menu do app. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 2: feito isso, selecione a opção "Ajuda". Também é possível abrir uma reclamação a partir de uma corrida específica. Nesse caso, é preciso acessar a opção "Corridas", localizada na mesma aba.

Clique em "Ajuda". (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 3: na parte superior da tela, aparecerá a última corrida realizada no aplicativo. Caso a reclamação seja sobre um trajeto diferente, clique em "Escolher outra corrida". Feito isso, toque em "Preciso de ajuda com uma corrida que eu fiz".

Determine a corrida sobre a qual deseja reclamar e clique no comando indicado. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 4: na próxima tela, escolha uma das opções disponíveis. Como citado anteriormente, nem todas elas oferecem o reembolso do valor pago. Mas, caso a corrida tenha acontecido sem você por algum motivo, é bastante provável que você receba o dinheiro de volta. Clique na opção correspondente para avançar.

Escolha o motivo mais adequado. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 5: agora, selecione a descrição que mais se adequa à situação. É possível que o motorista não chegou ao seu endereço ou ainda tenha embarcado o passageiro errado. Os motivos descritos são vários.

Informe mais detalhes sobre o ocorrido. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 6: se nenhuma das situações mostradas pelo 99 corresponderem ao que ocorreu, clique em "Outro" e preencha com o motivo correto. No final da tela, insira informações adicionais. Para concluir, clique em "Enviar".

Se desejar, descreva a situação no campo "Mais informações" e envie o pedido. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 7: de volta à página de ajuda, é possível conferir o andamento da sua solicitação, que fica no topo da tela. Clique sobre ele.

Para acompanhar a análise da reclamação, basta retornar à página de ajuda. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 8: depois, selecione "Status". Vale lembrar que, nesta página, é possível adicionar comentários e imagens à sua reclamação.

Selecione o status para visualizar os andamentos. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Passo 9: em seguida, você verá todos os andamentos do pedido. Quando o 99 terminar de analisá-lo, você receberá uma notificação no aplicativo.

Assim que o 99 analisar o seu caso, você será notificado no app. (Imagem: Kris Gaiato/Captura de tela)

Pronto! Agora você sabe como abrir uma reclamação e pedir reembolso no 99.

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