Publicidade

Comemorando 20 anos, Google atualiza seu app com muitas novidades

Por| 25 de Setembro de 2018 às 13h15

Link copiado!

Comemorando 20 anos, Google atualiza seu app com muitas novidades
Comemorando 20 anos, Google atualiza seu app com muitas novidades
Tudo sobre Google

A celebração dos 20 anos da Google veio acompanhada de uma grande atualização em seu aplicativo para dispositivos móveis, que além de organizar melhor os resultados, conta com um novo esquema de feeds que se assemelha muito ao Stories, presente nos apps Snapchat e Instagram.

A primeira mudança notável são os cards de atividades, exibidos quando o termo digitado na pesquisa está relacionado a algum outro assunto pesquisado anteriormente pelo usuário, agrupando informações mais recentes em uma espécie de histórico. Além de ser opcional, a Google deixou claro que a nova funcionalidade não será ativada para todas as buscas.

Outra melhoria na parte de resultados de buscas está na exibição de vídeos em destaque, mostrando apenas sequências audiovisuais que relacionadas ao tópico ou subtópicos do assunto pesquisado.

Continua após a publicidade

Agora também há uma função de coleções de buscas, que é capaz de armazenar resultados de pesquisas a partir de um assunto ou tópico específico, sendo muito útil para pessoas que precisam guardar páginas ou sites para organizar viagens ou agrupar diferentes fontes para um projeto ou estudos.

Para pesquisas de imagens, o aplicativo do Google agora também integra as funções do Lens para reconhecer elementos e objetos em fotos ou imagens. Com isso, além de identificar automaticamente o que está aparecendo, a ferramenta é capaz de encontrar outras imagens similares.

Conforme comentamos recentemente, a ferramenta de busca também estreou a aba "Discover", que substitui o formato antigo do Google Now para mostrar informações e notícias baseadas nos interesses do usuário.

Continua após a publicidade

AMP Stories

Por fim, não podemos deixar de falar sobre o "AMP Stories", que utiliza inteligência artificial para elaborar um conjunto de notícias de celebridades e famosos com base no que o usuário mais se interessa, mostrando as principais atualizações em vídeos curtos ou fotos com as respectivas chamadas e links para as notícias.

Sites de notícia e criadores de conteúdo parceiros que já se adaptaram ao novo formato terão seus conteúdos exibidos nesta seção; no entanto, usuários comuns ainda não podem realizar publicações no AMP Stories.

Continua após a publicidade

Pesquisas aprimoradas ao longo de 20 anos

Durante o evento de comemoração dos 20 anos do Google, o vice-presidente da companhia, Ben Gomes, comentou brevemente sobre as suas origens na Índia, onde descobriu a importância do acesso à informação em uma biblioteca do país administrada pelo Conselho Britânico.

Ainda com o mesmo objetivo inicial de organizar as informações do mundo e torná-las universalmente acessíveis a todos, Gomes ressaltou os avanços da gigante das buscas para melhorar a vida dos usuários com os novos recursos do app do Google.

O executivo também destacou os avanços das pesquisas da Google envolvendo redes neurais, resultando na técnica chamada de "neural matching" desenvolvida para aprimorar a compreensão de sinônimos nos termos utilizados nas pesquisas, bem como os benefícios do avanços da inteligência artificial da companhia para prever áreas que podem ser afetadas por enchentes e para que os seus usuários encontrem melhores oportunidades de emprego a partir da plataforma de buscas.

Continua após a publicidade
"Trabalho com a Busca no Google desde os primeiros dias de sua existência e uma das coisas que mais me mantém inspirado em todos esses anos é a nossa missão e como ela é atemporal. Oferecer mais acesso à informação é fundamental para o que fazemos, e sempre há mais maneiras que podemos ajudar as pessoas a acessarem as informações que elas precisam. Isso é o que nos move para continuar melhorando cada vez mais a Busca para os nossos usuários. E é por isso, também, que nosso trabalho aqui nunca acaba", concluiu Ben Gomes durante evento em São Francisco, nos EUA.

Fonte: TNW, Google