Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ColossalChat | Como é o rival do ChatGPT com moral "flexível"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Abril de 2023 às 12h52

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Uma alternativa ao ChatGPT promete entregar um modelo similar ao GPT-3, mas com código aberto e uso liberado para todos. O ColossalChat dispensa filas de espera e os constantes travamentos do concorrente famoso.

O serviço funciona como os outros chatbots do mercado: você escreve o que deseja e a IA faz o que consegue. O Colossal é capaz de criar códigos de programação, responder questionários e conversar de maneira humanizada.

Continua após a publicidade

Moral "flexível"

Há algumas restrições de uso para evitar a entrada em terrenos perigosos, como violência, drogas ilícitas, racismo e crimes. Mas os criadores alertam que o conteúdo gerado pode ser ofensivo, mesmo com o “filtro de segurança simples” aplicado. Em algumas interações, o robô deu à reportagem do Canaltech dicas do que é preciso para criar uma bomba caseira ou como seduzir alguém, por exemplo.

Por outro lado, ele se recusou a responder uma pergunta machista sobre homens ganharem mais que as mulheres e não quis recomendar marcas de cerveja para uma festinha com adolescentes — ou seja, as travas morais podem ser "fluidas", mas estão aqui.

Como funciona o ColossalChat?

Continua após a publicidade

A tecnologia usa a licença do chatbot da LLaMA, da Meta, e a base de dados da OpenAI. Ou seja, na prática, o ColossalCHat mistura "o melhor dos dois mundos" sem cobrar do usuário por isso.

Mesmo com o código da LLaMA vazado na internet, ainda não haviam surgidos projetos mais sólidos que usassem a tecnologia de IA da Meta. O Colossal parece estar disposto a fazer isso com boa capacidade, embora ainda em estágio inicial.

Além disso, o chatbot usa uma tecnologia chamada RHLF, que funciona a partir do reforço positivo do feedback humano. É mais ou menos como educar um animal com um petisco quando ele faz algo certo ou repreendê-lo quando erra.

Continua após a publicidade

Como utiliza um código aberto, disponibilizado no GitHub, qualquer pessoa pode usar o modelo do Colossal e ainda fazer melhorias. É possível integrá-lo a softwares, sites e serviços digitais sem precisar pagar nada, ao contrário da solução da OpenAI.

Como usar o ColossalChat?

Para experimentar, é só acessar o endereço chat.colossalai.org. Não é preciso criar uma conta nem fazer login para usar o serviço de graça. Infelizmente, ele só é fluente em inglês e acaba derrapando ao responder perguntas feitas em português ou espanhol.

Como o modelo é jovem, ainda é cedo para afirmar se terá capacidade de brigar com outras tecnologias do mercado, principalmente as embasadas com o GPT-4, muito mais avançado que as versões anteriores. Mesmo assim, o Colossal é uma solução para quem pretende ter IA sem pagar por isso.

Continua após a publicidade

Ontem, o ChatGPT foi flagrado em um teste para exibir filtros de respostas, em uma tentativa de gerar conteúdos mais diretos. Isso evitaria repetir a mesma pergunta de maneiras diferentes até o robô descobrir qual é o resultado desejado.

Já o Bing Chat, da Microsoft, também parece estar evoluindo rapidamente. Há poucos dias, foi integrado o Bing Image Creator, capaz de gerar imagens a partir de entradas de texto, como o Midjourney e o DALL-E.