Publicidade

Cloudflare explica os motivos da falha que impediu acesso a X, ChatGPT e outros

Por  |  • 

Compartilhe:
Marcelo Fischer/Canaltech
Marcelo Fischer/Canaltech

A Cloudflare explicou o motivo da falha que derrubou sites, como X, ChatGPT e vários outros serviços, na segunda-feira (18). A empresa confirmou que o problema foi causado por um erro interno e não por um ataque hacker.

Segundo a Cloudflare, uma alteração técnica gerou um arquivo gigante que derrubou o proxy principal. A queda começou às 11h20 UTC (8h20 no horário de Brasília) e o tráfego começou a voltar às 14h30 UTC (11h30), sendo totalmente normalizado às 17h06 UTC (14h06).

O CEO da Cloudflare, Matthew Prince, classificou a falha como “inaceitável” e pediu desculpas pelo impacto global.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Problema não foi causado por ataque hacker

A Cloudflare reforçou que a falha não teve qualquer relação com ataques cibernéticos. A origem do problema foi uma mudança de permissões no banco de dados ClickHouse, aplicada às 11h05 UTC, que fez uma consulta interna retornar linhas duplicadas.

Com informações duplicadas, o arquivo ficou muito grande e ultrapassou o limite do software que o processa. Ao tentar carregar o arquivo gigante, o sistema travou e derrubou o proxy principal da Cloudflare.

A falha parecia até um ataque DDoS no início, porque acontecia de forma intermitente, mas a equipe confirmou que se tratava apenas de um erro interno.

VÍDEO: repórter do Canaltech explica impactos da falha

Por que os sites pararam de funcionar?

Continua após a publicidade

A queda do proxy central da Cloudflare levou ao retorno de erros HTTP 5xx para usuários que tentavam acessar serviços protegidos ou acelerados pela rede da empresa, como X, ChatGPT e diversos sites que passaram a exibir páginas de erro por volta das 8h20 no Brasil.

Após detectar o arquivo com erro, a Cloudflare voltou para uma versão estável e o tráfego começou a ser normalizado ao longo da manhã no Brasil.

Confira outros conteúdos do Canaltech:

Continua após a publicidade

VÍDEO: Sua internet está lenta? DESCUBRA o porquê!