Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai permitir fixar e sincronizar abas agrupadas no navegador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Julho de 2021 às 13h16

Link copiado!

Luis Cortés/Unsplash
Luis Cortés/Unsplash

O uso de guias é tão popular no Chrome que o navegador trabalha em dezenas de melhorias referentes a organização delas em grupos. A ideia é possibilitar a identificação das abas por critérios específicos definidos pelo usuário, como redes sociais, produtividade, entretenimento ou o que mais a criatividade permitir.

As possíveis novidades foram apuradas com base nos bugs relatados no Chromium Gerrit, que reúne as falhas no intuito de encontrar soluções. Segundo as observações, os desenvolvedores estão pensando em modos interessantes de adicionar os grupos de guias, inclusive com a possibilidade de sincronizar com outros dispositivos ou fixá-las como já é possível com abas individuais.

Continua após a publicidade

Em vez de armazenar site por site nos favoritos, por exemplo, o Chrome pode ter uma opção que registra o grupo inteiro de uma só vez. Além disso, esse método permitiria o compartilhamento dele com outras pessoas, seja via QR Code ou até com links específicos. Do outro lado, a pessoa receberia tudo com a mesma ordem e ajustes do remetente.

Para sites visitados com mais frequência ao longo dia, o navegador organizaria tudo automaticamente e com prioridade na barra de guias. A caixa de entrada do e-mail ou o sistema da firma, típicas páginas abertas com mais assiduidade na rotina, teriam mais destaque nesse modelo. Ainda seria possível fixar os grupos de aba por completo no navegador, facilitando seu acesso e evitando que sejam encerrados por engano.

Customização dos grupos

O recurso em si já seria bem bacana, mas os desenvolvedores pensam em oferecer uma experiência ainda mais personalizada. Ícones devem chegar para ajudar na localização dos grupos desejados e é possível que existam animações próprias para rótulos específicos — assim daria para notar se um site foi adicionado por engano e realocá-lo.

Continua após a publicidade

Por enquanto, todos os recursos são apenas especulações em estágios iniciais de desenvolvimento. Eles não estão disponíveis sequer na versão de testes Canary, portanto é preciso aguardar por uma possível evolução. O fato é que seriam adições muito positivas para quem adora usar dezenas de abas simultâneas.

Você gostaria de ver os grupos de abas no Chrome? Qual outra novidade poderia ser incorporada com eles? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: MSPowerUser