Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome vai facilitar bastante o compartilhamento de guias entre dispositivos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Junho de 2021 às 16h45

Link copiado!

Deepanker/Pixabay
Deepanker/Pixabay
Tudo sobre Google

O Chrome pode tornar o compartilhamento de abas abertas entre dispositivos ainda mais fácil no futuro, de acordo com um recurso introduzido no canal de testes Canary. Uma recente descoberta mostrou que a ferramenta “Enviar guia para outro dispositivo” não dependerá do sistema de notificações do sistema operacional e ganhará atalhos exclusivos no PC e no celular.

Conforme mostra a publicação do usuário do Reddit Leopeva-64, o Chrome ampliou o mecanismo para abrir uma guia compartilhada para uma notificação no próprio app para Android. Enquanto no PC, a guia compartilhada tomou forma de um botão posicionado na barra superior, ao lado da caixa de endereço.

Pode parecer uma adição pequena, mas desprender a sincronização das notificações pode ser uma melhoria da água para o vinho para quem usa a ferramenta com frequência. Ao se livrar da dependência, o usuário não precisa recorrer à seção do SO para encontrar a página compartilhada. Além disso, o novo atalho permite que as notificações do browser sejam desabilitadas sem interferir no funcionamento do recurso.

Continua após a publicidade

A função se comporta de formas distintas em cada plataforma e ajustes podem acontecer ao longo do tempo. Os desenvolvedores apelidaram a novidade como “versão 2.0” do recurso anterior, implementado em 2019. 

Por fim, o Chrome adicionou um novo aviso visual para confirmar a sincronização. Tanto no celular quanto no PC, o compartilhamento de guias invoca um pequeno balão na parte inferior “Página enviada. Para ver, abra o Chrome no seu [dispositivo]”, variando conforme o destino.

Por enquanto, o compartilhamento retrabalhado parece estar disponível para MacOS, Windows 10, Linux, Chrome OS e Android. Para habilitá-lo, dentro do Chrome Canary 93 acesse a página chrome://flags e use a barra de pesquisa para encontrar o recurso send-tab-to-self-v2, então, ative-o e reinicie o navegador.

Continua após a publicidade

Naturalmente, por se tratar de uma versão de testes, não há previsão para o lançamento do “compartilhamento de guias 2.0” na versão final. Atualmente, o Chrome está na versão 91, portanto há pelo menos uma compilação na distribuição estável até alcançar a atualização 93.

Fonte: Reddit (1, 2)