Chrome vai parar de atualizar em celulares com Android antigo
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O Google confirmou que o Chrome não vai mais ser atualizado em celulares com Android 7.1 (Nougat) ou versões anteriores a partir de janeiro de 2024. A página do suporte revela que o Chrome 120, com lançamento previsto para o início do próximo ano, será compatível apenas com modelos com Android 8.0 (Oreo) ou mais recentes.
- Google Drive sumiu com arquivos e pastas de várias pessoas
- WhatsApp deve mostrar recado do perfil dentro das conversas
“A última versão do Chrome com suporte ao Android Nougat é o Chrome 119, e inclui uma mensagem aos usuários afetados para informá-los que precisam atualizar o sistema operacional”, diz a nota do suporte do navegador.
A versão 7.1 ou Nougat do Android foi lançada em 2016 e não está presente em muitos aparelhos: dados do Google de outubro deste ano revelam que apenas 2,6% dos dispositivos ainda possuem o SO instalado. A soma de pessoas com versões anteriores ao Android 8, ou seja, que podem perder o suporte do Chrome, representa apenas 5,9% de todos os usuários do sistema do robozinho.
Portanto, esse grupo de pessoas precisa atualizar o sistema operacional ou trocar o celular por um modelo mais recente, compatível com novos updates. As desenvolvedoras de apps geralmente encerram o suporte a versões mais antigas porque elas já não comportam novos recursos dos aplicativos e deixam de receber correções de segurança.
Google Agenda deve passar pelo mesmo processo
O aplicativo de calendário Google Agenda é outro software que deve perder o suporte em dispositivos que usam o Android 7.1 ou anterior. Ainda não há nenhum comunicado oficial da Gigante de Mountain View sobre a mudança, mas arquivos encontrados no código sugerem que o Android 8 será o requisito mínimo do sistema operacional a partir do próximo ano.