Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome testa ferramenta para evitar mais uma aba aberta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Março de 2022 às 14h30

Link copiado!

Tati___Tata/Visualhunt
Tati___Tata/Visualhunt
Tudo sobre Google

O Chrome experimenta a “Side Search”, uma coluna lateral inteiramente dedicada a pesquisas no navegador. A versão 100 do canal de testes Chrome Canary incorporou a função como um recurso experimental e, felizmente, já parece estar funcionando.

A Side Search basicamente coloca os resultados de pesquisa sempre à mão, evitando que o usuário se perca numa enorme quantidade de abas abertas a partir da busca. Ao encontrar algo interessante, basta clicar no ícone para ativar a coluna lateral para acionar o recurso, que fixa na tela a página da busca mais recente, permitindo acessar outros sites sem sair da página atual.

Continua após a publicidade

Na versão Chrome Canary 101, a Side Seach está escondida no menu de recursos experimentais chrome://flags. Para habilitá-lo, é preciso ativar três diferentes flags:

  • #side-search
  • #side-search-clear-cache-when-closed
  • #side-search-dse-support

Com as três habilitadas simultaneamente, é necessário reiniciar o navegador. Posteriormente, faça uma pesquisa no Google, clique no primeiro resultado da busca e, se tudo deu certo, um ícone com o logo da empresa aparecerá na parte direita da Omnibox — clique nele e a Side Search vai aparecer à direita da tela.

Suporte a outros buscadores

Continua após a publicidade

Inicialmente, este recurso era previsto exclusivamente para o Chrome para Chrome OS, mas o informante Leopeva64 ressaltou (via Twitter) que ele estava em desenvolvimento também no Windows, no Mac e no Linux. Acredita-se, também, que a ferramenta tenha suporte para outros buscadores.

É possível que o recurso não funcione no seu computador na primeira tentativa — ele pode sequer aparecer, caso o programa não esteja atualizado. Vale conferir se os updates estão em dia e, se a pesquisa não aparecer, reiniciar o browser algumas vezes.

Fonte: Leopeva64, 9to5Google