Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome testa ativar ou desativar modo escuro em cada site individualmente

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Setembro de 2021 às 17h43

Link copiado!

Deepanker Verma/Pixabay
Deepanker Verma/Pixabay

Atualmente, o Chrome permite forçar o modo escuro em sites construídos com fundo claro, mas a adaptação nem sempre funciona bem: em algumas páginas, o conteúdo original pode acabar se misturado com o fundo preto, impossibilitando a leitura. Para contornar essa questão, o Google desenvolve uma solução interessante para a versão mobile do navegador.

A adição ainda é um recurso experimental que simplesmente coloca a opção de ativar o modo escuro em sites direto do menu rápido do canto superior direito. Após ativada, a função adiciona o botão “Enable/disable auto-dark for this site” (“Ativar/desativar o modo escuro automático para este site”, em português) que, como o nome descreve, ajusta o recurso de acordo com o endereço acessado.

Continua após a publicidade

Na prática, a ferramenta faz exatamente o que extensões especializadas fazem: o Chrome inverte o padrão de cores do fundo e das fontes — de branco para preto e vice-versa. O acesso rápido ao recurso permite que o usuário o desabilite se algo der errado nessa transformação, algo que antes implicava a reinicialização do navegador.

Ainda não funciona

Contudo, o novo botão não faz nada por enquanto. Tocar na opção que aparece no menu flutuante não muda o estado do site acessado — a única alternativa para mudar o padrão de cores, portanto, continua sendo o ajuste em Configurações > Tema > Escuro > Escurecer sites. Agora, resta esperar que o Google continue trabalhando no atalho até que ele comece a funcionar como o esperado.

Continua após a publicidade

No celular, a função só pode ser encontrada no canal de testes Chrome Canary, atualmente na versão 96. Você deve digitar chrome://flags/#darken-websites-checkbox-in-themes-setting na barra de endereços (ou clicar no link) para ir direto para ela nos recursos experimentais. Se ainda não apareceu para você, certifique-se de que não há updates pendentes na Play Store.