Chrome promete privacidade aprimorada mesmo fora da navegação anônima

Chrome promete privacidade aprimorada mesmo fora da navegação anônima

Por Rubens Eishima | 05 de Janeiro de 2021 às 07h30
Rubens Eishima/Canaltech

O navegador Google Chrome anunciou no ano passado o projeto Privacy Sandbox, para proteger por padrão a privacidade dos usuários do programa. A principal alteração é desativar o uso de cookies externos nos sites visitados, algo que já está disponível no modo de navegação anônima. Uma nova opção na versão de testes do navegador mostra que o recurso estará disponível também no modo regular do aplicativo.

A novidade foi flagrada pelo site Techdows, mas ainda está em fase inicial de desenvolvimento. Uma opção escondida no Chrome — por enquanto apenas na versão de testes Canary — permite ativar um novo painel de ajustes nas configurações do navegador, mas que ainda exibe apenas campos provisórios, ainda não funcionais.

Painel ainda não tem campos e descrições definitivos (Imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

Apesar de a tela ainda não incluir uma explicação do funcionamento do recurso, a página do projeto revela que o objetivo é desativar o uso de cookies de terceiros, usados para rastrear a navegação e hábitos de pesquisa e consumo do usuário, por exemplo, além de combater outras técnicas para registrar os padrões de uso do programa.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A consequência mais descarada do uso desse tipo de rastreamento são os anúncios que dominam as páginas após pesquisar por um produto — sofá, por exemplo —, que se aproveitam da busca para oferecer insistentemente o item procurado mesmo em páginas sem relação com a consulta original.

Opção escondida ativa novo campo nas configurações do Chrome (Imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

Mesmo que ainda não esteja ativa, é possível habilitar o novo painel de privacidade nas edições de desenvolvimento do Google Chrome, a partir da versão 89 do aplicativo. A opção pode ser encontrada na tela chrome://flags/#privacy-sandbox-settings e requer a reinicialização do navegador para ser ativada.

A habilitação do painel inclui um novo campo na tela de configurações do Chrome, abaixo do campo Privacidade e Segurança. A opção, ainda sem tradução para o português, apenas exibe campos provisórios, além do link para a página do projeto Privacy Sandbox, disponível apenas em inglês.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.