Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome mostra buscas recentes na aba "Nova guia" e confunde usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Janeiro de 2023 às 13h12

Link copiado!

Divulgação/Google
Divulgação/Google

O Chrome passou a colocar pesquisas recentes direto na tela “Nova guia” no app para celular — e, sem querer, criou uma bagunça. Na seção tradicionalmente destinada aos sites visitados recentemente ou com frequência, o navegador começou a exibir atalhos para as últimas buscas feitas no Google, mas a adição não é lá tão interessante visualmente.

Abaixo da barra de busca da seção “Nova guia”, ficam os atalhos para páginas relevantes para o usuário, cada uma acompanhada pelo ícone do site e o respectivo título. Recentemente, o Google parece ter ampliado os testes com os atalhos para buscas recentes que, na prática, faz os sites relevantes dividirem espaço com termos pesquisados no Google.

Continua após a publicidade

Contudo, a adição não está no seu melhor estado atualmente: maiores do que os títulos de sites, os termos de busca não conseguem ser exibidos na íntegra e não são ilustrados com ícones reconhecíveis, deixando a interface confusa e, por vezes, genérica. Fica para o usuário a tarefa de lembrar o que ele pesquisou recentemente com base nas primeiras palavras da pesquisa.

Para quem não gostou do recurso, felizmente há uma solução: na seção chrome://flags, há uma opção chamada “Organic repeatable queries in Most Visited tiles” que controla a exibição do histórico de buscas na “Nova guia”. Basta desativá-lo para exibir a interface tradicional somente com sites relevantes.

Por se tratar de uma mudança discreta, mas com potencial de incomodar usuários, o Google pode revertê-la no futuro. Apesar de não ter sido confirmado, a empresa pode estar em fase de testes com o novo visual e, se perceber que isso desagradou o público, pode desabilitar a alteração — mas, por enquanto, isso é só especulação.