Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome prepara novo recurso para incrementar gerenciamento de grupos de abas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Agosto de 2021 às 09h28

Link copiado!

Bleeping Computer/Reprodução
Bleeping Computer/Reprodução
Tudo sobre Google

O Google desenvolve uma nova maneira de armazenar as guias salvas no Chrome. A mais recente adição da versão de testes navegador indica que, em breve, será possível salvar grupos de guias abertas para acessá-las com facilidade posteriormente.

Como sempre, o recurso chega primeiro no Chrome Canary (versão 95). A função apareceu como recurso experimental do menu chrome://flags e “permite que usuários claramente salvem e recuperem grupos de abas”, conforme explica sua descrição.

Continua após a publicidade

Quando é habilitada, a ferramenta adiciona uma nova opção no menu de contexto (botão direito do mouse) de um grupo de guias existente no computador. “Salvar grupo”, pelo que o nome sugere, implica em armazenar os endereços que estão naquele agrupamento, mas nada faz na atual versão do Chrome Canary.

Por enquanto, não existe o botão para recuperar guias salvas, tampouco o navegador guarda as páginas assim que uma nova instância é aberta. Sendo assim, o recurso não parece funcionar como o esperado — o que já era previsto para uma versão de testes, vale ressaltar.

Testar por si mesmo, portanto, não vale de muita coisa. Contudo, se essa for a sua vontade, é necessário ter o Chrome Canary atualizado na versão 95 (ou superior), acessar o menu chrome://flags e pesquisar pela função #tab-groups-save. Assim que for ativada, será necessário reinicializar o navegador e, depois disso, a opção de “salvar grupo” já deve aparecer no app.

Continua após a publicidade

Melhoria sutil na experiência

Atualmente, de certa forma, o Chrome já permite salvar guias para acesso posterior, mas isso não acontece de forma evidente. Se o usuário configurar para continuar a navegação exatamente de onde parou e lembrar-se de não fechar guias uma a uma, tudo que fez anteriormente será preservado, mas sem qualquer indicativo visual de que a atividade está salva.

Então, adicionar o armazenamento de guias é mais um ajuste na qualidade da experiência do utilizador com o navegador. Mesmo sem a função de continuar a navegação de onde parou, o usuário pode manualmente registrar um grupo inteiro de guias para consultar posteriormente, e fazer o processo manualmente ajuda a dar aquela segurança de que está tudo salvo.