Chrome experimenta visual renovado para página "Nova Guia"

Chrome experimenta visual renovado para página "Nova Guia"

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2022 às 12h37
Deepanker Verma/Pixabay

As novas abas do Chrome para Android passam por um novo experimento no app para Android. Os sites acessados com frequência, em vez de serem exibidos em grade, agora estão dispostos em carrossel.

A interface retrabalhada dá mais espaço para o feed Discover do navegador, em que são exibidos artigos e novidades possivelmente interessantes para o usuário. Neste novo modelo, quatro links são exibidos de uma vez, mas o carrossel pode abrigar até 12 atalhos para páginas aparentemente importantes.

A nova interface (à direita) dispõe atalhos para páginas de acesso recorrente em carrossel, em vez de grade (Imagem: Reprodução/9to5Google)

Essa mudança apareceu pela primeira vez no ano passado, mas para pouquíssimos usuários. Porém, na época também entrou em testes uma seção “Continue navegando”, carregada com um carrossel de guias recentemente abertas no navegador.

É menos prático

Apesar de simples, o retrabalho do visual da nova aba pode incomodar usuários que preferem uma interface mais direta ao ponto. Em carrossel, boa parte dos links ficam acessíveis somente por gestos, tornando a interação com a página um tanto mais “burocrática” do que a versão com grade.

Os testes parecem acontecer no estilo A/B (seleção aleatória de usuários), então não há como antecipar a mudança se você não foi um dos escolhidos. No mais, a mudança pode também não sair do papel se for bem recebida, então nada está escrito em pedra por enquanto.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.