Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ChatGPT | IA é aprovada em provas para médico, advogado e pós-graduação nos EUA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Janeiro de 2023 às 17h04

Link copiado!

Tara Winstead/Pexels
Tara Winstead/Pexels

O ChatGPT conseguiu o feito impressionante de passar em provas para exercer as profissões de médico e advogado. Além disso, a tecnologia de inteligência artificial conseguiu criar um texto que receberia uma nota B — em uma escala de A como a maior e F como a menor — em programa de MBA nos EUA.

A pesquisa foi realizada pelo professor Ethan Mollick na Universidade de Wharton. Ele constatou que a ferramenta de escrita seria capaz de passar em um curso básico de MBA onde leciona. O estudo foi conduzido com fins acadêmicos e teve o propósito de descobrir se a redação seria profunda o suficiente para igualar a capacidade de um humano.

Continua após a publicidade

O levantamento de Mollick também mapeou outras provas para aprofundar ainda mais nas capacidades do ChatGPT. Segundo o professor, a tecnologia conseguiria ser aprovada nos exames para exercer a profissão de médico ou de advogado. O software conseguiu produzir documentos legais, com base nas boas práticas do Direito norte-americano, a ponto de conseguir satisfazer as necessidades dos avaliadores.

Aprovação em medicina e direito

Uma reportagem da revista Fortune afirma que o programa já conseguiu ser aprovado no exame "The Bar". Em um simulado aplicado, a IA conseguiu reproduzir a resposta das questões com sucesso. O feito teria sido comprovado por professores das faculdades de direito dos estados do Michigan e de Chicago.

Já na medicina, estudos de pesquisadores da Universidade de Yale comprovaram que o programa pode ser aprovado no United States Medical Licensing Examination (USMLE). Há também ao menos dois artigos científicos que relatam a possibilidade de a tecnologia ser aprovada no USMLE.

Continua após a publicidade

Voltando ao estudo Ethan Mollick, o ChatGPT teve um desempenho com mais de 50% de precisão em todas as fases. Em algumas situações, ele ampliou a taxa de acerto para algo próximo a 60% nos casos analisados, percentual suficiente para ser aprovado no exame.

Assim como ocorre com a OAB no Brasil, os EUA também aplicam provas para mensurar os conhecimentos dos aspirantes a médicos e advogados. É preciso obter essa licença para exercer a profissão por lá, então isso significa que o ChatGPT poderia estar defendendo pessoas em tribunais ou operando corpos alheios.

Temores do uso do ChatGPT

Continua após a publicidade

Fazer provas no lugar de alunos é um dos maiores temores de professores do mundo inteiro em relação ao ChatGPT — que inclusive já pode até oferecer uma versão paga mais "bombada". A IA já se mostrou capaz de escrever resumos sobre trabalhos científicos, artigos acadêmicos, programar aplicativos e várias outras atividades complexas.

No caso de testes para exercício profissional, a situação é ainda mais delicada. Imagine se um aluno despreparado consegue "colar" e passar em uma prova como essa com ajuda da inteligência artificial?

Atualmente, existe uma grande discussão sobre os direitos autorais envolvendo o conteúdo produzido pelo robô. Há quem diga ser necessário dar o devido crédito, enquanto outros defendem o total banimento da ferramenta do ambiente criativo, que pode ser considerado trapaça por algumas pessoas.

Como será que o ambiente acadêmico vai lidar com a ameaça representada pelo ChatGPT? Existe algum plano de ação ou ainda é cedo para falar em uma mudança na forma de avaliação dos alunos? Essas são apenas algumas questões ainda sem resposta que a tecnologia da OpenAI deixa no ar.