Publicidade

10 coisas para pedir ajuda ou perguntar ao ChatGPT

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Fevereiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Reprodução/OpenAI (modificada)
Reprodução/OpenAI (modificada)

Uma inteligência artificial capaz de criar conversas e responder às mais diversas dúvidas: essa é a premissa do ChatGPT, ferramenta desenvolvida pela OpenAI. A plataforma é disponibilizada no navegador, não requer nenhum download de aplicativo e pode ser usada gratuitamente com passatempos ou na rotina de trabalho.

Não dá para medir as possibilidades de conversa com o ChatGPT. Além de desabafos diários, qualquer pessoa pode solicitar por linhas de código, solução de problemas e ajuda com a criação de textos. Confira, a seguir, algumas coisas que podem ser feitas pela IA.

1. Criar poesias e músicas

Continua após a publicidade

Dá para passar um bom tempo enquanto explora a criatividade do ChatGPT. A inteligência artificial consegue criar poesias ou letras de músicas a partir de temas e estilos específicos. No caso das músicas, a letra ainda pode ser acompanhada dos acordes.

2. Gerar roteiros de filme

O ChatGPT também consegue criar roteiros de filme, peças de teatro ou cenas televisivas. Aqui, também vale a pena usar a ferramenta para criar finais alternativos de obras famosas ou imaginar como seria um enredo com algumas mudanças leves na história.

Continua após a publicidade

3. Resolver operações matemáticas

A IA pode ser uma aliada na hora de resolver equações e outras operações matemáticas. Para isso, basta abrir o ChatGPT, inserir o problema e pedir para que a ferramenta encontre um resultado.

4. Criar roteiros de viagem

Vai viajar? Consulte o ChatGPT antes de partir: insira o destino, a quantidade de dias e peça por um roteiro de viagem. A ferramenta irá listar algumas das principais atrações e separar o cronograma por dias.

Continua após a publicidade

5. Gerar códigos e resolver bugs

O ChatGPT também tem suporte a diferentes linguagens de código, como C++, Java e Python. É possível pedir para a inteligência artificial criar sequências de código e ainda descobrir bugs em linhas já existentes.

6. Ajuda na cozinha

Continua após a publicidade

A IA consegue ser muito útil para cozinhar. É possível pedir por receitas e adaptá-las para condições específicas, como uma dieta sem lactose ou um prato que use apenas os itens que você tem na despensa. Além disso, o ChatGPT ainda consegue dar explicações rápidas sobre técnicas de culinária e quantidades de comida.

7. Respostas em mais de um idioma

Caso precise enviar uma mensagem em outro idioma, o ChatGPT poderá criar um texto do zero e já traduzido. Além disso, é possível pedir para que a IA traduza o mesmo trecho para mais de um idioma diferente.

Continua após a publicidade

8. Montar plano de estudos

Rotinas de estudos e agendas semanais também podem ser planejadas pelo ChatGPT. A plataforma consegue distribuir tarefas e temas de estudos entre os dias da semana escolhidos.

9. Atuar como mestre de mesa no RPG

Continua após a publicidade

Você também pode treinar o ChatGPT para atuar como mestre de mesa em jogos de RPG. Relatos de usuários nas redes sociais afirmam que a ferramenta consegue desempenhar essa função, desde que todas as informações do jogo sejam disponibilizadas na conversa.

10. Operar como um terminal do Linux

O pesquisador Jonas Degrave publicou uma descoberta interessante no Twitter: é possível fazer o ChatGPT operar como um terminal do Linux e rodar como uma máquina virtual.

Continua após a publicidade

Vários comandos podem ser aplicados nessa situação. Degrave conseguiu explorar arquivos, simular uma conexão à internet e até configurar o hardware.