ChatGPT fora do ar | Chatbot tem problemas nesta terça-feira (4)
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
O ChatGPT encarou episódios de instabilidade nesta terça-feira (4). De acordo com a página de status da OpenAI, o chatbot está indisponível para alguns usuários. A indisponibilidade também foi identificada em testes internos do Canaltech e relatada por usuários em redes sociais, como o X (ex-Twitter).
- 30 sites e apps de IA grátis similares ao ChatGPT
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
- 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
A falha começou a ser investigada pela OpenAI às 4h21 do horário de Brasília e foi identificada às 05h32. Contudo, o problema ainda permanecia de pé por volta das 7h, impactando o acesso em diversos países, incluindo o Brasil.
Às 6h, a empresa informou que continuava a trabalhar em uma solução para o problema, mas ainda não tinha uma previsão de solução para o incidente. Só às 8h19 que a OpenAI informou que implementou uma correção e que estava monitorando os resultados.
Às 8h45, a empresa atualizou a página de status e enviou notificações por e-mail para avisar que o incidente foi resolvido e que todos os sistemas estavam operacionais.
Mais tarde, às 11h33, a OpenAI relatou outro problema que afetou algumas pessoas no mundo todo. O segundo incidente foi resolvido às 14h17.
ChatGPT ficou fora do ar
O incidente impedia o acesso tanto à versão web quanto aos apps para Android e iOS do serviço. Ao entrar no chatbot pelo navegador, por exemplo, a página retorna o erro “bad gateway” e impedia o prosseguimento ao login do ChatGPT.
O caso também foi reportado na versão estrangeira do Downdetector, onde há queixas sobre o mesmo erro. Na plataforma colaborativa, as reclamações começaram mais cedo, por volta de 3h30, e se concentram em diversas partes dos Estados Unidos.
Também há relatos em redes sociais, como o X. Veja:
Chatbot saiu do ar novamente
Após a normalização do serviço por volta de 9h, o ChatGPT voltou a apresentar dificuldades para ser utilizado nesta terça-feira (4). O caso foi confirmado pela própria OpenAI às 11h33 no horário de Brasília, mas sem revelar muitos detalhes sobre o caso.
Em testes do Canaltech, notamos que o site do chatbot chegava a carregar, mas o serviço não oferecia opção para fazer login e nem o histórico de conversas. Ao enviar mensagens, a plataforma também não apresentava nenhum resultado.
Outras pessoas também relataram problemas no ChatGPT:
O segundo incidente foi resolvido às 14h17. "Tivemos uma grande interrupção que afetou todos os usuários de todos os planos do ChatGPT. O impacto incluiu todos os serviços relacionados ao ChatGPT", reportou a OpenAI. "O impacto não incluiu platform.openai.com ou a API."
Atualizado às 15h19 para informar que a segunda indisponibilidade do ChatGPT foi resolvida.