Publicidade

ChatGPT fora do ar | Chatbot tem problemas nesta terça-feira (4)

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O ChatGPT encarou episódios de instabilidade nesta terça-feira (4). De acordo com a página de status da OpenAI, o chatbot está indisponível para alguns usuários. A indisponibilidade também foi identificada em testes internos do Canaltech e relatada por usuários em redes sociais, como o X (ex-Twitter).

A falha começou a ser investigada pela OpenAI às 4h21 do horário de Brasília e foi identificada às 05h32. Contudo, o problema ainda permanecia de pé por volta das 7h, impactando o acesso em diversos países, incluindo o Brasil.

Às 6h, a empresa informou que continuava a trabalhar em uma solução para o problema, mas ainda não tinha uma previsão de solução para o incidente. Só às 8h19 que a OpenAI informou que implementou uma correção e que estava monitorando os resultados.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Às 8h45, a empresa atualizou a página de status e enviou notificações por e-mail para avisar que o incidente foi resolvido e que todos os sistemas estavam operacionais.

Mais tarde, às 11h33, a OpenAI relatou outro problema que afetou algumas pessoas no mundo todo. O segundo incidente foi resolvido às 14h17.

ChatGPT ficou fora do ar

O incidente impedia o acesso tanto à versão web quanto aos apps para Android e iOS do serviço. Ao entrar no chatbot pelo navegador, por exemplo, a página retorna o erro “bad gateway” e impedia o prosseguimento ao login do ChatGPT.

O caso também foi reportado na versão estrangeira do Downdetector, onde há queixas sobre o mesmo erro. Na plataforma colaborativa, as reclamações começaram mais cedo, por volta de 3h30, e se concentram em diversas partes dos Estados Unidos.

Também há relatos em redes sociais, como o X. Veja:

Continua após a publicidade

Chatbot saiu do ar novamente

Após a normalização do serviço por volta de 9h, o ChatGPT voltou a apresentar dificuldades para ser utilizado nesta terça-feira (4). O caso foi confirmado pela própria OpenAI às 11h33 no horário de Brasília, mas sem revelar muitos detalhes sobre o caso.

Continua após a publicidade

Em testes do Canaltech, notamos que o site do chatbot chegava a carregar, mas o serviço não oferecia opção para fazer login e nem o histórico de conversas. Ao enviar mensagens, a plataforma também não apresentava nenhum resultado.

Outras pessoas também relataram problemas no ChatGPT:

Continua após a publicidade

O segundo incidente foi resolvido às 14h17. "Tivemos uma grande interrupção que afetou todos os usuários de todos os planos do ChatGPT. O impacto incluiu todos os serviços relacionados ao ChatGPT", reportou a OpenAI. "O impacto não incluiu platform.openai.com ou a API."

Atualizado às 15h19 para informar que a segunda indisponibilidade do ChatGPT foi resolvida.