ChatGPT fora do ar? Chatbot apresenta erro nesta quarta (2)
Por Bruno De Blasi | •

O ChatGPT apresenta erros e lentidão ao rodar comandos diversos, incluindo para editar ou criar imagens com inteligência artificial (IA), nesta quarta-feira (2). É o que mostram relatos de usuários e testes realizados pelo Canaltech. A falha também foi reconhecida pela OpenAI, desenvolvedora do chatbot.
Segundo a plataforma colaborativa Downdetector, as notificações sobre problemas começaram a surgir por volta de 10h38 e chegaram ao pico às 11h08.
O Google Trends, que mostra tendências do buscador, indica que os seguintes termos tiveram um aumento de interesse na última hora: "chatgpt fora do ar", "chatgpt caiu", "is chatgpt down" e "chatgpt está fora do ar".
A falha também ocorreu durante os experimentos feitos pela reportagem. Além da lentidão para gerar imagens, o chatbot emitiu o seguinte aviso em uma das tentativas: "Houve outro erro ao tentar gerar a imagem. Pode ser um problema com a complexidade do pedido. Se quiser, podemos simplificar ou dividir os elementos em partes menores. Me avise como prefere".
O mesmo aconteceu ao fazer uma busca de restaurantes em São Paulo. Neste caso, o app emitiu o erro "Something went wrong while generating the response. If this issue persists please contact us through our help center", para indicar que algo deu errado e orientar o usuário a buscar a central de ajuda se o problema persistir.
A instabilidade, no entanto, não afeta todos os usuários, uma vez que foi rodar os comandos normalmente em outras contas do ChatGPT acessadas pelo CT.
Outras pessoas também relataram problemas para usar o ChatGPT em publicações no X.
O que diz a OpenAI?
Em sua página de status, a OpenAI confirmou que os usuários estão enfrentando erros elevados no ChatGPT e que já busca uma solução para o problema.
Até o momento, não há previsão de normalização do serviço.
OpenAI libera gerador de imagens para todos
A instabilidade ocorre durante uma semana movimentada para a OpenAI. Nesta terça-feira (1º), a companhia liberou o novo gerador de imagens do ChatGPT para todos os usuários após a estreia nos planos pagos. Contudo, em contas gratuitas, o modelo 4o tem limite de uso.
O avanço na distribuição ocorre em meio à trend polêmica das imagens inspiradas no estilo dos filmes do Studio Ghibli publicadas em redes sociais até mesmo por empresas e influenciadores.
Desde então, o uso do chatbot cresceu expresivamente, o que fez o CEO Sam Altman comentar que "as GPUs estavam derretendo" devido à alta demanda impulsionada pela tendência.
No entanto, a OpenAI não confirmou se a instabilidade do ChatGPT desta quarta-feira (2) está relacionado à alta demanda do serviço.
Confira outras matérias do Canaltech:
- ChatGPT Pro vs ChatGPT Plus: o que muda entre os planos?
- Como usar o ChatGPT-4 | Guia Prático
- Como criar imagem no ChatGPT | Guia Prático
VÍDEO: Galaxy A56, perdido entre os A55 e A54 e perto demais dos Galaxy S anteriores da Samsung