Publicidade

ChatGPT enfim pode deixar de usar o travessão nas respostas; saiba como

Por  | 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash

Os textos gerados e corrigidos pelo ChatGPT podem agora ter uma redução no número de travessões utilizados. Foi o que anunciou o CEO da OpenAI, Sam Altman, em uma postagem feita na última sexta-feira (14).

O travessão passou a ser uma marca da ferramenta de inteligência artificial (IA), já que muitas respostas geradas por ela trazem esse sinal de pontuação no lugar onde muitas pessoas comumente utilizam vírgulas, dois pontos e parênteses no dia a dia.

Em um post publicado na sua conta oficial no X (antigo Twitter), Altman celebrou “uma pequena, mas feliz vitória” ao anunciar que usuários agora podem instruir o chatbot a não usar o sinal.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Por que o travessão foi associado ao ChatGPT?

O ChatGPT é cada vez mais utilizado para a geração e correção de textos nos mais diversos formatos e voltados a diferentes plataformas. E um dos marcos dos conteúdos gerados pela IA é o uso frequente de travessões ao longo do texto.

A repercussão começou a aumentar quando as pessoas notaram que muitos textos postados no LinkedIn e outras redes sociais, em e-mails e em trabalhos escolares ou de faculdade continham esse sinal de pontuação.

Com isso, o travessão passou a ser considerado um “indício” de que o conteúdo foi gerado ou corrigido por IA, o que para alguns é algo negativo. Outros, no entanto, afirmam que a pontuação já era usada antes mesmo dos chatbots adotarem o estilo, alegando que seu uso reflete os textos humanos usados no treinamento do modelo.

Como diminuir o uso do travessão?

Agora há uma solução para quem se incomoda com o uso de travessões em textos do ChatGPT. Basta personalizar as instruções ao chatbot seguindo este passo a passo:

Continua após a publicidade
  • Selecionar a foto de perfil (ao lado do nome do usuário) na parte inferior esquerda da tela;
  • Acessar “Personalização”;
  • Clicar em “Instruções personalizadas”;
  • Inserir um prompt pedindo para que o chat reduza o uso de travessões.
  • Exemplo de prompt: “Chat, gere e revise textos usando o mínimo possível de travessões. Prefira vírgulas, dois-pontos e parênteses quando possível.”

Leia também: 

VÍDEO: ChatGPT, Perplexity, Claude, Gemini: QUAL escolher?

Continua após a publicidade