Character.ai libera experiência guiada para menores de idade no app
Por João Melo |

A Character.ai lançou, nesta terça-feira (25), o "Stories", um novo recurso de criação e compartilhamento de conteúdos voltado principalmente a menores de idade. O anúncio foi feito cerca de um mês após a empresa informar que restringiria o acesso aos chatbots da plataforma a usuários com mais de 18 anos.
- Character AI simula conversas avançadas com personagens e celebridades
- Character.AI teve que remover personagens da Disney após receber "aviso furioso"
O novo formato permite que os usuários escolham dois ou três personagens e definam um gênero para a história. Na sequência, é possível escrever uma premissa para o conteúdo ou optar por gerá-la automaticamente.
“A partir daí, a experiência se desenrola como uma narrativa guiada na qual o usuário faz escolhas frequentes. Cada decisão direciona a trama, abrindo novos caminhos e possibilidades ao longo da jornada”, destaca a companhia no comunicado de lançamento.
A narrativa tem como foco o suporte visual gerado por inteligência artificial (IA) e, de acordo com a Character.ai, elementos multimodais mais detalhados devem ser inseridos em breve na funcionalidade.
Recurso "criado para adolescentes"
A empresa de IA afirma que o recurso foi "criado para adolescentes" — embora possa ser acessado por todos os usuários —, oferecendo um formato guiado e interativo que busca estimular a criatividade e o espírito imaginativo.
“Ao introduzir um formato visual e narrativo, nossa plataforma continua a apoiar tipos de criatividade que vão além do bate-papo aberto. O Stories convida criadores a experimentarem novos estilos de narrativa, ao mesmo tempo que oferece aos usuários mais jovens um espaço seguro e inspirador para se expressarem”, ressalta a companhia.
Proibição para menores de idade
O novo formato de conteúdo foi anunciado cerca de um mês após a Character.ai informar que iria proibir menores de 18 anos de interagir com seus chatbots de conversa. A medida, no entanto, começou a valer oficialmente no dia 25 de novembro.
Os chatbots da ferramenta permitem que os usuários criem e conversem com personagens personalizados ou até mesmo simulações de pessoas reais. A restrição de idade foi implementada após o crescimento da preocupação com o impacto desses “companheiros virtuais” na saúde mental de adolescentes.
Leia também:
- Brasileiro que fundou Character.AI quadruplicou fortuna bilionária, diz Forbes
- Sora avança na "consistência de personagens" e permite reutilizar suas criações
- 4 apps para editar e gerar vídeos com IA que você precisa conhecer
VÍDEO: IA recria personagens de HARRY POTTER