Chamadas do Facebook Messenger acabam de ganhar um reforço de segurança

Chamadas do Facebook Messenger acabam de ganhar um reforço de segurança

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Agosto de 2021 às 17h42
Reprodução/Facebook

O Facebook anunciou, nesta sexta-feira (13), a chegada do recurso de criptografia de ponta a ponta para chamadas de áudio e vídeo realizadas pelo Messenger. Esse sistema foi introduzido pelo WhatsApp e propagandeado como um dos trunfos do mensageiro, já que evita o acesso não autorizado de terceiros a mídias e conversas.

Segundo a plataforma, a implantação do recurso virou prioridade após um aumento no uso de chamadas de áudio e vídeo — já são cerca de 150 milhões por dia no Messenger. Agora, é possível proteger as conferências com a mesma tecnologia, que já estava presente nas mensagens de texto trocadas na plataforma.

Chamadas de áudio e vídeo no Messenger agora serão criptografadas (Imagem: Reprodução/Facebook)

Essa novidade chega ao Messenger com outro recurso herdado do irmão: as mensagens que desaparecem. Nesta opção, é possível configurar um espaço de tempo para que uma mensagem seja automaticamente apagada, o que pode ser útil no compartilhamento de dados sensíveis com outras pessoas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Os novos controles de cronômetro permite que alguém decida quando suas mensagens expiram no bate-papo. Essa configuração agora terá mais opções de escolha do tempo em que as conversas vão sumir: entre 5 segundos e 24 horas.

As mensagens autodestrutivas chegaram ao Messenger (Imagem: Reprodução/Facebook)

Mais novidades vem por aí

No mesmo anúncio, o Facebook também revelou que outras novidades devem desembarcar logo no Messenger. O sistema de criptografia de ponta a ponta será estendido para chamadas em grupo, tanto de áudio quanto vídeo — a opção poderá ser habilitada independentemente das configurações de outras pessoas.

Os desenvolvedores também devem iniciar testes de um sistema de categorização de seguidores. Será possível identificar quem é indesejado (e bloquear o contato), mover conversas para a pasta de solicitações (sem notificações) e criar uma lista de amigos preferenciais.

A integração do Messenger com o Instagram terá novos recursos (Imagem: André Magalhães/Canaltech)

A última novidade antecipada é a expansão da criptografia para as mensagens diretas no Instagram. Essa é uma promessa antiga do Facebook que deve se completar agora, principalmente após a possibilidade de integrar os chats das três plataformas. Será feito inicialmente um teste limitado a poucos perfis em "certos países", sem especificar quais serão beneficiados na primeira leva.

Para iniciar uma conversa criptografada nas DMs do Instagram, será necessário ter um bate-papo já existente ou que ambos sigam o perfil um do outro. Para os demais casos, as mensagens continuarão da forma como estão, sem a camada extra de proteção.

Fonte: Facebook Messenger  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.