Qual é o aplicativo mais odiado no Brasil e no mundo?
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
Todo mundo tem uma lista de aplicativos favoritos, mas você já parou para pensar em qual é o mais odiado, aquele detestado com todas as forças? Um estudo recente da empresa DotNet avaliou a opinião de usuários de telefones celulares do mundo inteiro para chegar a essa conclusão.
- Cientistas acreditam que redes sociais podem ser a ruína da humanidade
- Quem são os donos das 7 chaves da Internet e quais os seus poderes?
Segundo a pesquisa, há uma "infinidade de razões" pelas quais um aplicativo pode frustrar seus usuários. Interface ruim, excesso de anúncios, bugs e falhas de software e promessas de funcionalidades não cumpridas estão entre as causas mais comuns que geram avaliações negativas nas lojas de aplicativos.
Em alguns casos, a frustração parece ser fruto de um uso "muito eficaz" do app. É o caso do Tinder e do Bumble, por exemplo, criticados pela decepção com os parceiros encontrados, e não pelos defeitos na programação do serviço. A raiva que deveria ser direcionada aos humanos se volta contra a plataforma intermediadora do relacionamento negativo.
Os apps mais detestados
O aplicativo mais odiado no Brasil é o eBay. O site de comércio eletrônico, considerado um dos pioneiros do mundo no setor, é alvo de muitas reclamações brasileiras. As pessoas compram de vendedores de outros países e podem se decepcionar pela demora na entrega, dificuldade para resolver problemas ou preços mais elevados.
Já o aplicativo mais detestado no mundo é o Hinge, aplicativo de namoro voltado para "conexões de longo prazo". O levantamento mostra um índice de rejeição de 34,4% do total de tuítes, a maioria com críticas à proposta do software. Apesar disso, ele não figura como o mais odiado em nenhuma nação na categoria geral.
As categorias de aplicativos mais odiadas são:
- aplicativos de namoro;
- aplicativos de transferência de dinheiro;
- aplicativos de mídia social.
Em média, os aplicativos de namoro reúnem 17,8% de posts com inclinação ruim. Mas o índice é pior em algumas nações específicas: Jersey, Irlanda, Trinidad & Tobago, Nova Zelândia e Jamaica apresentam 1 a cada 5 tweets com conotação negativa.
Como descobrir o aplicativo mais odiado?
A pesquisa analisou mais de 3 milhões tuítes geolocalizados e associados a 87 aplicativos de mídias sociais, namoros, jogos para celular, streaming de vídeo e áudio, carteiras de criptomoedas e serviços de pagamentos. Foi calculada uma porcentagem de posts negativos sobre cada programa com a ferramenta HuggingFace Sentiment Analysis, que identifica se um "tweet" tem um sentimento positivo, negativo ou neutro.
Os dados foram coletados em abril de 2022 e separados por país para uma análise mais aprofundada. Todos os usuários cuja localização estava ausente ou irreconhecível foram excluídos da pesquisa.
Os jogos para celular foram a categoria com menos críticas negativas dentre as analisadas. Mas, curiosamente, Roblox foi o aplicativo mais odiado em 21 países, superando redes sociais, sites de relacionamento e streaming.
Ódio a apps é maior em países vizinhos
Outro dado curioso é a formação de diferentes "bolsões de ódio" em certas regiões do mundo. Em países de língua inglesa, por exemplo, o Tinder ganha como o aplicativo mais detestado. Essa mesma regra para se aplicar a países do Oriente Médio, onde os serviços de namoro também ocupam o topo da lista de mais odiados — no Iraque, 71,4% de todos os tweets sobre o Tinder são negativos, números similares ao Líbano e Catar.
A América do Sul segue a mesma tendência do Brasil e coloca as plataformas de comércio eletrônico no topo das críticas. Chile, Peru e Uruguai elegeram o app da Amazon como o mais odiado. Por aqui, o Steam é o aplicativo mais detestado na categoria entretenimento — talvez, porque as pessoas pensem que permita jogar a biblioteca sem ter um PC vinculado, gerando a frustração.
Por outro lado, há programas que conseguem dividir bastante a opinião dos usuários. O Facebook Messenger tem apenas 1,1% de menções negativas no Peru, enquanto acumula 58,8% de tuítes negativos em Myanmar. Essa situação ocorre também com o Disney+ no Japão (1,1%) e na Suécia (55,7%).
Lista de países e seus respectivos apps mais odiados
- África do Sul - Disney +
- Alemanha - Reddit
- Arábia Saudita - Facebook
- Argentina - Bumble
- Austrália - Tinder
- Áustria - Disney+
- Bélgica - Roblox
- Bolívia - Pinterest / Raid: Shadow Legends
- Brasil - eBay
- Bulgária - Roblox
- Canadá - Tinder
- Catar - Tinder
- Cingapura - Disney +
- Chile - Amazon
- China - Raid: Shadow Legends
- Colômbia - Snapchat
- Coreia do Norte - Roblox
- Coreia do Sul - Reddit
- Croácia - Reddit
- Cuba - Linkedin
- Dinamarca - Apple Music
- Espanha - Reddit
- Estados Unidos - Tinder
- Egito - Roblox
- Emirados Arábes - Disney +
- Equador - Tidal
- Eslováquia - Roblox
- Filipinas - Roblox
- Finlândia - Reddit
- França - Roblox
- Grécia - Clash of Clans
- Haiti - TikTok
- Holanda - Reddit
- Hungria - Twitch
- Islândia - Bumble
- Índia - Netflix
- Indonésia - Roblox
- Irã - Netflix
- Iraque - Tinder
- Irlanda - Tinder
- Israel - Disney +
- Itália - Roblox
- Jamaica - Snapchat
- Japão - Reddit
- Líbano - Tinder
- Líbia - Bumble
- Lituânia - Roblox
- Luxemburgo - Netflix
- Malásia - Amazon
- México - Snapchat
- Marrocos - Tidal
- Moçambique - Tidal
- Myanmar - Spotify
- Nova Zelândia - Tinder
- Nigéria - Tinder
- Noruega - Reddit
- Paraguai - Disney +
- Peru - Amazon
- Polônia - Reddit
- Portugal - Roblox
- Reino Unido - Tinder
- Romênia - Roblox
- Rússia - Disney +
- Sérvia - Reddit
- Suécia - Disney +
- Suíça - Roblox
- Tailândia - Clash of Clans
- Tunísia - Roblox
- Turquia - Roblox
- Ucrânia - Roblox
- Uruguai - Amazon
- Venezuela - Raid: Shadow Legends
- Vietnã - Roblox
- Zâmbia - Snapchat
- Zimbábue -TikTok
Fonte: EletronicsHub