Caixa Tem ganha atualização para resolver longas filas; reclamações continuam

Por Fidel Forato | 08 de Julho de 2020 às 20h20
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A Caixa Econômica Federal anunciou na terça-feira (7) mudanças que procuravam solucionar os problemas técnicos relatados no acesso ao aplicativo Caixa Tem. Entre as principais reclamações estavam filas muito demoradas e falhas no app, que é usado para liberação do auxílio emergencial do governo e, mais recentemente, do FGTS emergencial. No entanto, o problema persiste, segundo usuários.

Ontem, a instituição financeira alegou ter ampliado a validade de cada sessão do aplicativo Caixa Tem, o que deverá evitar que os usuários precisem acessar a fila do app mais de uma vez, diminuindo o número de acessos. Agora, cada sessão deve ter a duração de 72 horas, ou seja, somente, após esse intervalo de três dias, o usuário precisaria entrar na fila novamente.

Usuários de app Caixa Tem enfrentam dificuldade para acessar dinheiro de auxílio emergencial (Imagem: Divulgação/Caixa)

Nota oficial

"A Caixa vem implementando melhorias no aplicativo Caixa Tem, como a ampliação da validade da sessão de cada usuário durante 72 horas, o que evita a necessidade de nova fila virtual para acessar o Caixa Tem durante esse período", informou a instituição financeira em nota para o UOL.

Na nota, a Caixa também apontou para problemas causados pelo elevado número de acessos no app. "O aplicativo Caixa Tem está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Devido à magnitude de acessos, média de 500 mil usuários por hora, podem ocorrer intermitências momentâneas em alguns serviços", afirmou.

Ainda segundo o banco, "os clientes e beneficiários estão conseguindo efetivar suas operações. No acumulado, já são cerca de 40 milhões de usuários únicos, mais de 1,2 bilhões de consultas de saldo/extrato, 17,7 milhões de boletos pagos e 3,5 milhões de compras utilizando as maquininhas/QR Code".

Mais problemas?

Mesmo com as mudanças do app Caixa Tem usuários seguem relatando problemas para acessar a plataforma para a obtenção do auxílio emergencial e pagamento de boletos pela plataforma. As reclamações têm sido apontadas pelo menos desde quinta-feira (2) e, agora, também há dificuldade para ver o saldo disponível.

Além das queixas publicadas em redes sociais, o site Downdetector, que permite visualizar em tempo real problemas de serviços online, aponta para reclamações sobre acesso e demora na fila virtual do app desde às 5h da manhã com um pico de notificações por volta das 16h.

Pico de reclamações no Downdetector aconteceu por volta de 16 horas (Foto: Reprodução/Downdetector)

Fonte: UOL

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