Botão 'Curtir' do Facebook para sites será descontinuado em breve
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi | •

O Facebook vai remover os botões de curtidas e comentários disponíveis em sites de terceiros a partir do ano que vem. Os plugins poderiam ser inseridos em páginas da web e deixam de funcionar no começo de 2026.
- Por que o Facebook ainda é popular entre algumas faixas etárias? Entenda
- Tem como acessar o Facebook sem digitar a senha? Conheça uma alternativa
De acordo com a Meta, os itens serão removidos porque representam uma “era mais antiga do desenvolvimento na web”. Com o tempo, o cenário digital mudou e as pessoas deixaram de usar os comandos.
“Essa mudança reflete nosso compromisso para manter uma plataforma moderna e eficiente que atende às necessidades atuais dos desenvolvedores, enquanto nos permite investir em inovações futuras”, comentou a Big Tech em nota.
Como os botões funcionam?
Os plugins são parte de uma integração de sites com o Facebook. Ao abrir uma notícia com os botões, por exemplo, é possível enviar uma curtida com seu perfil e comentar a publicação sem a necessidade de abrir a rede social.
O que vai mudar?
A Meta vai descontinuar ambos os botões a partir de 10 de fevereiro de 2026: mesmo que ainda estejam aplicados num site, eles ficarão invisíveis após o prazo. A expectativa é de que isso não mostre mensagens de erro ou afete a experiência geral de navegação na página.
Vale destacar que a mudança afeta apenas as interações para curtir e comentar, enquanto o botão para compartilhar um link no Facebook segue ativo.
Leia também:
- Como entrar no Facebook pelo Instagram
- Qual a diferença entre Facebook e o Facebook Lite?
- Como usar o Facebook: guia completo com dúvidas e soluções
VÍDEO: Uma nova rede social brasileira está dando o que falar!