Publicidade

Bluesky agora permite ocultar respostas e posts citados para reduzir toxicidade

Por  | 

Compartilhe:
Douglas Ciriaco/Canaltech
Douglas Ciriaco/Canaltech

O aplicativo Bluesky anunciou uma série de recursos na última quarta-feira (28) para reduzir a toxicidade dos usuários na plataforma, como assédios e outras ofensas. Agora, é possível ocultar um post original de uma citação, esconder respostas de desconhecidos e filtrar as notificações para receber avisos apenas de contas que você segue.

As novidades estão inclusas na versão 1.90 do aplicativo, disponível para Android e iOS.

Controle de citações e respostas

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A primeira nova função permite ocultar o post original citado em outra publicação: segundo a rede, a ferramenta “ajuda a manter controle sobre um fio que você começou, limitando formas de assédio”, já que outras contas podem fazer comentários negativos sem responder diretamente ao conteúdo original.

Quando o recurso está ativo, a rede cria o aviso “removido pelo autor” no post com a citação, mas não exclui a publicação original. A plataforma também confirmou que deseja trazer um recurso similar ao Notas da Comunidade, do rival X, para combater a desinformação.

Outra novidade no app é a opção de ocultar respostas desagradáveis, que também existe no antigo Twitter. Nesse caso, os posts não são removidos, mas ficam armazenados numa aba separada e mais difícil de ser acessada.

Filtros de notificações

O Bluesky também introduziu um novo ajuste para mostrar apenas notificações das contas que você segue — a novidade pode ajudar perfis com muitos seguidores ou contas que “hitaram” com um post e estão recebendo muitas interações de perfis desconhecidos.

Visualização das respostas

Continua após a publicidade

A rede social também mudou a forma em que as respostas são vistas no app: agora, a aba “Seguindo” vai mostrar apenas as interações dentro de um post que tenham pelo menos duas contas que você segue. A mudança tem o objetivo de diminuir a visibilidade de algumas respostas, já que a intenção do usuário não seria expor o post para mais pessoas.

Alguns dos recursos anunciados já estavam presentes no rival X (que pode ser bloqueado no Brasil), mas mostram a estratégia de desenvolvimento do Bluesky para adicionar novidades. 

Em entrevista ao Canaltech, a CEO da plataforma, Jay Graber, explicou que o objetivo era estabelecer a base fundacional da rede, como o protocolo aberto e a descentralização, antes de incorporar ferramentas de outros apps. 

LEIA TAMBÉM:

Continua após a publicidade