Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Bloco de Notas deve receber atualizações com mais frequência no Windows 10

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Março de 2021 às 11h15

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

A mais recente atualização do programa de testes do Windows 10 tornou o conhecido Bloco de Notas um aplicativo independente na Microsoft Store. A Build 21337 do acesso antecipado de desenvolvedores realocou a disponibilidade do tradicional app e abre espaço para melhorias mais frequentes, desassociadas do Windows Update.

O Bloco de Notas do Windows acompanha o sistema operacional como app nativo desde o Windows 1.0, lançado lá em 1985. Desde os primeiros momentos, o app tinha suas atualizações atreladas às atualizações do sistema operacional, assim como outras aplicações nativas.

Entretanto, a partir da atualização do segundo semestre de 2021, a Microsoft vai mudar a abordagem e disponibilizar o app na Microsoft Store. As versões prévias referentes à “Sun Valley Update” anteciparam a novidade que, no primeiro momento, pode não fazer muita diferença para o tradicional editor de texto, mas o prepara para receber atualizações com mais frequência.

Continua após a publicidade

Não há detalhes se o app terá seu propósito alterado depois da entrada na Microsoft Store. Para o usuário mais tradicional, a notícia de que o “Bloco de Notas será atualizado constantemente” pode assustar, visto que, considerando sua natureza simples, novos pacotes de atualização e “novidades” podem contrariar uma experiência mais sóbria.

Por outro lado, a novidade permite que a Microsoft encaminhe pacotes de correção mais rapidamente e recolha feedback de sua base de usuários para melhorar o aplicativo. Nada impede, também, que o Bloco de Notas seja disponibilizado em duas versões distintas, não excluindo o tradicional editor no processo de atualização da loja de aplicativos.

Ademais, não está claro se a mudança será exclusiva para a atualização “Sun Valley” do Windows 10 — cujo lançamento é aguardado para outubro ou novembro deste ano. A Microsoft pode liberar uma atualização retroativa assim que a nova versão chegar à estabilidade, contudo não há sinais dessa mudança.

Continua após a publicidade

Por agora, resta aguardar pronunciamentos oficiais da Microsoft. Ainda não há informações sobre a próxima estratégia para o tradicional editor de texto, entretanto, desde que ele não se torne algo desnecessariamente robusto, complicado e cheio de problemas, não haverá motivos para críticas da base de usuários do Windows.

Fonte: Windows Latest