Publicidade

Austrália vai banir o TikTok de celulares do governo

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Solen Feyissa/Flickr/CC-2.0
Solen Feyissa/Flickr/CC-2.0
Tudo sobre TikTok

A Austrália informou, nesta terça-feira (4), que vai banir o TikTok de todos os dispositivos de uso governamental. A medida deve entrar em vigor o mais cedo possível, segundo comunicado do procurador-geral do país, e está relacionada com preocupações com a segurança nacional.

Além da Austrália, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Nova Zelândia e União Europeia também tomaram medidas similares de banimento do aplicativo chinês em aparelhos utilizados por membros do governo.

Banimento do TikTok

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O aplicativo de vídeos curtos é acusado por autoridades de diversos países de coleta indevida de dados dos usuários, suscitando discussões sobre o banimento completo do TikTok nos territórios.

Nos Estados Unidos, há um debate crescente sobre essa proibição após acusações de que funcionários da ByteDance, empresa chinesa dona do TikTok, teriam acessado dados de jornalistas e autoridades locais.

A escalada de tensão levou o diretor-executivo da plataforma, Shou Zi Chew, a depor no congresso estadunidense no final de março. Chew assegurou que o TikTok não é um aplicativo de espionagem chinês e prometeu que os dados de todos os usuários estadunidenses serão transferidos para servidores nos EUA.

Para o TikTok, o mercado dos EUA corresponde a mais de 10% do total de pessoas que entram na plataforma diariamente. O aplicativo chinês já foi banido na Índia, onde somava 200 milhões de usuários.