Audiência do YouTube no Brasil supera Netflix e TikTok somados
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
O YouTube foi a plataforma de vídeos online mais vista pelos brasileiros no ano de 2023, de acordo com dados da Kantar Ibope Media. Ao considerar outras formas de consumir vídeos, a empresa só teve uma audiência menor do que a TV aberta no período, superando a TV fechada, o rival TikTok e até mesmo a Netflix.
O relatório aponta que 74% da audiência de vídeos no Brasil é distribuída entre a TV linear (aberta ou fechada), enquanto 26% são destinados às plataformas online. Nesse segmento, o YouTube lidera com folga, com 16,1% do total, seguido da Netflix, com 4,3% e TikTok, com 3,9%. A soma dos demais serviços da categoria chega a apenas 11% da parcela, ou seja, menos do que o serviço pertencente ao Google.
Os dados mostram que a ferramenta ainda preserva um longo domínio no mercado e soube se adaptar às mudanças do cenário nos últimos anos, como a adoção dos Shorts para concorrer com vídeos curtos, mais formas de monetização para manter canais na plataforma e a ampliação de lives.
Disputa no topo
Também existem alguns pontos interessantes ao analisar os demais nomes da lista: Netflix e TikTok possuem uma grande distância com relação ao restante, que sequer atinge participação de 1%. Vale lembrar que a Netflix é um serviço pago e até chegou a encerrar o plano básico no ano passado.
A presença do TikTok reforça o impacto da rede social no Brasil e essa parcela pode ficar ainda maior em 2024 com a estratégia da empresa de investir em vídeos mais longos, concorrendo diretamente com o YouTube.