Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome lançará atualizações antecipadas para alguns usuários em 2023

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Dezembro de 2022 às 12h30

Link copiado!

Thomas Hawk/VisualHunt
Thomas Hawk/VisualHunt
Tudo sobre Google

O Chrome começará a liberar atualizações de forma antecipada para alguns usuários a partir de fevereiro de 2023. A mudança no fluxo visa distribuir o update de forma mais segmentada, ajudando a prever bugs e falhas graves antes que compilações alcancem o público geral.

A mudança não vai afetar a distribuição de atualizações para testadores da versão Canary ou Beta do navegador, mas adiciona mais uma etapa antes da distribuição definitiva no canal estável. Agora, compilações novas serão entregues na sequência: Chrome Canary > Chrome Beta > Chrome “estável antecipado” > Chrome estável.

Continua após a publicidade

Segundo o Google, o pacote antecipado chegará a uma “pequena porcentagem” de usuários e será somente uma semana antes do lançamento amplo. O cronograma será colocado uma semana à frente, com a atualização Chrome 110 sendo lançada para parte da comunidade no dia 1° de fevereiro, e para o público geral somente no dia 7.

“Ao liberar o [Chrome] estável para uma pequena porcentagem de usuários antecipadamente, temos a chance de monitorar o lançamento antes que ele seja distribuído para todos os nossos usuários”, explicou o porta-voz técnico do Google, Rachel Andrew. “Se algum problema for descoberto, ele poderá ser resolvido enquanto o impacto é relativamente pequeno”, acrescentou.

Distribuição aleatória

Infelizmente, a participação no acesso antecipado do Chrome estável não será voluntária. O Google escolherá qual parcela de usuários receberá o pacote antes com base em critérios internos (talvez, região, frequência de uso ou outros detalhes). Não se sabe exatamente qual fração de usuários serão elegíveis para baixar a compilação antecipadamente.

Continua após a publicidade

A mudança no fluxo de atualizações já começa a dar sinais em janeiro, quando os testadores do Chrome Beta receberem a versão 101 no dia 12. Por se tratar de uma mudança discreta na distribuição de updates, ela pouco interfere na rotina de desenvolvedores, sendo de maior importância para o Google e para os usuários finais.