Publicidade

Apps de finanças e games são tendência em 2023, aponta estudo

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/Freepik
Reprodução/Freepik

O relatório anual Mobile Apps Trends da Adjust aponta uma alta para 2023 na instalação de apps nos segmentos de e-commerce, fintech e games em todo o mundo. O estudo é baseado em tendências de longo prazo a partir da análise de mais de 100 mil aplicativos mensurados pela companhia.

Para a elaboração do relatório, a Adjust considerou taxas de instalação de apps em nível global, bem como abertura de sessão, tempo gasto em aplicativos, retenção e reatribuição durante o último ano.

Destaque para apps na América Latina

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os dados do relatório Mobile Apps Trends 2023 revela um cenário de expansão no mercado de aplicativos especialmente na América Latina, com destaque para as categorias de finanças, games e comércio eletrônico.

Fintechs

Com base nos dados do último ano, os latino-americanos registraram o maior engajamento em aplicativos de fintechs:

  • Aumento de 54% em sessões, acima da EMEA (Europa, Oriente Médio e África) com 40% e Ásia-Pacífico com 30%;
  • Aumento de 8% em instalações, atrás apenas da EMEA com 10%.

Destaque para os apps brasileiros Nubank (49 milhões de downloads) e Caixa Tem (38 milhões) entre os baixados em 2022, segundo levantamento da Apptopia.

Games

O setor de aplicativos de jogos teve uma queda nos números de instalação e engajamento em todo o mundo, mas a projeção é de uma recuperação impulsionada pelo mercado latino-americano, em especial o brasileiro.

Continua após a publicidade

Mundialmente, a tava de instalação de apps de games caiu 12% em 2022, sendo o maior número registrado na América do Norte (com queda de 20%). Já a América Latina apresentou a menor taxa de redução entre todos as regiões, com apenas 6%.

E-commerce

A América Latina liderou com folga o segmento de aplicativos de comércio eletrônico em 2022 e a tendência de alta deve continuar no ano vigente:

  • Aumento de 11% na instalação de aplicativos;
  • Aumento de 20% no acesso de apps, enquanto América do Norte registrou apenas 1%;
  • Aumento de 4% nos valores gastos dentro dos apps.
Continua após a publicidade

Destaque para a argentina Mercado Livre, que aparece como o 10º app de e-commerce mais baixado em 2022 segundo a Apptopia. A companhia tem o Brasil como seu principal mercado, correspondendo por 54% de sua receita.

No relatório do ano anterior, os apps de e-commerce já se destacavam na América Latina com alta de 14% no número de instalações em 2021, enquanto a média global era de 12%.