Apple quer transformar a Siri em um chatbot com IA para iPhone, antecipa portal
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

A Apple pretende transformar a Siri em um chatbot de inteligência artificial (IA) que vai competir com ferramentas como o ChatGPT e o Gemini. De acordo com Mark Gurman, colunista do portal Bloomberg, o chatbot recebeu provisoriamente o nome de “Campos”.
- iPhone terá agente de IA para ajudar a cuidar da sua saúde, antecipa portal
- Mais IA e outras novidades ao iPhone: o que esperar do iOS 27?
A expectativa é que usuários de iPhone, iPad e Mac possam acessar o novo serviço da mesma forma que acessam a Siri atualmente — dizendo o nome do assistente ou pressionando o botão lateral do iPhone ou iPad. No entanto, tanto a interface quanto os recursos devem ser diferentes.
Apesar de testar um aplicativo “independente” para esse chatbot, a big tech deve integrar o software aos seus sistemas operacionais quando disponibilizá-lo aos clientes, assim como ocorre com a Siri atualmente.
Rumores indicam que o objetivo da gigante de Cupertino é lançar a nova ferramenta em junho, durante a WWDC, liberando o recurso aos usuários em setembro. O chatbot deve ser a principal novidade dos sistemas iOS 27, iPadOS 27 e macOS 27.
Comandos por texto e voz
O Campos terá suporte a comandos por texto e voz, permitindo que os usuários pesquisem informações na web, gerem imagens e analisem documentos enviados — de forma semelhante ao que já é possível fazer com o Gemini e o ChatGPT.
O chatbot também poderá utilizar dados pessoais dos usuários para localizar com mais facilidade arquivos específicos, músicas, eventos inseridos na agenda e mensagens de texto. Além disso, a ferramenta de IA será capaz de fazer ligações, acionar alarmes e abrir a câmera com comandos simples.
Informações divulgadas por Gurman também apontam que o Campos será integrado aos principais aplicativos da companhia. Com isso, será possível ampliar as ações realizadas apenas por comandos de voz.
Utilização de modelo de IA do Google
Outro ponto importante relacionado ao futuro chatbot de IA da Apple é o fato de ele já dever ser construído com base nos modelos Gemini. Vale lembrar que novas ferramentas de IA da gigante de Cupertino devem usar a estrutura tecnológica do Google.
A expectativa é que o novo sistema supere as capacidades da atualização prevista da Siri para o iOS 26.4. Ele deve ser disponibilizado com uma versão mais avançada dos modelos de IA personalizados utilizados pela Apple, baseada nos modelos do Google. Internamente, esse sistema é chamado de Apple Foundation Models, versão 11.
Leia também:
- ChatGPT no iPhone: entenda como funciona a integração com o Apple Intelligence
- Do iOS 18 para o iOS 26: compare os sistemas do iPhone
- Por que o iOS 26 não se chama iOS 19? Entenda a mudança de nome
VÍDEO: Apple Intelligence: a grande promessa da Apple se tornou uma dor de cabeça