Apple lança app das AirTags para Android, mas há alguns poréns
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

A Apple lançou recentemente o aplicativo Tracker Detect para Android. Disponível para download via Play Store, o programa torna as AirTags detectáveis para celulares com sistema do Google, para ajudar a identificar se o usuário é vigiado por alguém.
- Atualização com o iOS 15.2 já está disponível; confira todas as novidades
- Declaração de Tim Cook reforça chegada de óculos inteligentes e carro da Apple
O dono de celular Android não pode aproveitar AirTags como no iPhone: ele não pode registrar novos acessórios, dar nome para eles ou sequer localizá-las à distância. A Apple deixa claro que o Tracker Detect serve exclusivamente para “procurar por rastreadores que estejam separados do proprietário”.
Ainda que seja uma ferramenta oficial da Apple, o Tracker Detect carece de funcionalidades importantes. Segundo o site iMore, o programa não faz varreduras em segundo plano e não permite salvar nenhuma AirTag, nem para mostrar quando a presença de um dispositivo é segura.
Mesmo com defeitos, a estreia do aplicativo da Maçã é indispensável. As Apple AirTags foram projetadas para ajudar a encontrar objetos, mas os dispositivos frequentemente foram usados para monitorar pessoas — inclusive, por criminosos. O usuário de Android não tinha recursos oficiais para se proteger disso.
App ajuda a desligar AirTags
Se o usuário encontrar uma AirTag próxima e suspeita que está sendo vigiado por alguém, a Apple ajudará a desligar o dispositivo. A varredura entrega a posição do acessório por meio de um som e, se achado o chaveiro inteligente, o Tracker Detect indica como a bateria pode ser removida.
Essa funcionalidade, contudo, gera outro problema: será bem mais difícil recuperar itens roubados vinculados a AirTags. Agora com mais meios para se encontrar o acessório, ladrões podem encontrar e desligar o dispositivo com praticamente qualquer celular moderno.
Tracker Detect da Apple para Android
O aplicativo Tracker Detect da Apple pode ser baixado na Play Store em celulares com Android 9 ou mais recentes. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 5 mil downloads.
Fonte: Play Store, iMore