Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App Store tem faturamento 93% maior do que a Play Store no último trimestre

Por| 11 de Outubro de 2018 às 22h20

Link copiado!

App Store tem faturamento 93% maior do que a Play Store no último trimestre
App Store tem faturamento 93% maior do que a Play Store no último trimestre

Historicamente, a App Store da Apple sempre gerou mais receita do que a Play Store da Google, e ainda não foi neste ano que esta premissa deixou de ser verdadeira.

De acordo com dados da empresa de marketing Sensor Tower, no terceiro trimestre deste ano não só a App Store vendeu mais do que a Play Store, como a diferença de receita entre ambas nunca foi tão grande. Segundo o relatório, a loja da Apple arrecadou um valor 93% maior do que a receita da loja da Google no mesmo período, sendo a maior diferença entre as lojas desde pelo menos o ano de 2014.

A empresa revelou que, dos 18,2 bilhões gerados em vendas relacionadas a aplicativos no período, 66% foram de transações ocorridas na App Store, que faturou U$ 12 bilhões (aumento de 23,3% em relação ao mesmo período no ano passado), enquanto a Play Store alcançou um faturamento de U$ 6,2 bilhões (o que significou um aumento de 21,5% em comparação ao mesmo período do ano passado).

Continua após a publicidade

Como esperado, boa parte desse aumento se deve a compras de itens dentro de jogos, que cresceu 14,9% em relação ao mesmo período do ano passado, alcançando um valor de U$ 13,8 bilhões total (soma da arrecadação nas duas lojas). O montante é equivalente a 76% de todas as transações efetuadas por aplicativos no trimestre, e os U$ 5,3 bilhões recolhidos pela Play Store no período corresponde a mais de 85% do faturamento de toda a loja.

Depois dos jogos, os aplicativos de assinatura continuam sendo os principais de ambas as lojas, com a Netflix sendo pelo terceiro trimestre seguido o aplicativo de maior arrecadação caso se excluam os jogos, arrecadando cerca de U$ 243 milhões na soma de ambas as lojas, e é seguida de perto pelo Tinder e Tencent Video, que são o segundo e terceiro apps que não são jogos que mais arrecadaram no período.

Ainda que perca em faturamento, a Play Store ainda possui o domínio da quantidade de apps baixados na loja, já que ela é acessada por uma quantidade maior de aparelhos ao redor do mundo. A quantidade de aplicativos baixados em ambas as lojas alcançou a quantia de mais de 27 bilhões, o que é um aumento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Continua após a publicidade

A lista de apps mais baixados também quase não traz novidades, com Facebook, WhatsApp e Facebook Messenger encabeçando a lista. A grande novidade, contudo, fica com a aplicativo TikTok, que cresceu 440% desde o ano passado e já é o quarto aplicativo mais baixado do mundo, passando à frente do Instagram (5º) e Snapchat (10º).

Fonte: WCCFTech