Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App permite experimentar inteligências artificiais do Google antes do lançamento

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Agosto de 2022 às 13h10

Link copiado!

leungchopan/Envato
leungchopan/Envato
Tudo sobre Google

O Google lançou nesta sexta-feira (26) um aplicativo para interessados em experimentar recursos de inteligência artificial da empresa. Chamado AI Test Kitchen, o app é exclusivo para Android e vai possibilitar que desenvolvedores conheçam as tecnologias antes de chegarem ao mercado.

O programa havia sido anunciado durante a conferência Google I/O 2022 como forma de apresentar os planos em primeira mão. Os produtos incluídos estarão inacabados, em forma de demonstração apenas, mas deixam o mundo conhecer (e se adaptar) ao futuro planejado, além de permitir estudos sobre usos efetivos ou melhorias aplicáveis.

Continua após a publicidade

Até o momento, o AI Test Kitchen explora os recursos da atualização mais recente do LaMDA (Language Model for Dialogue Applications), o sistema de linguagem natural que conversa com humanos de modo incrível. O app permite que as pessoas possam dar nomes a um local e orientar o LaMDA a traçar uma rota, elencar pontos de interesse nas redondezas ou criar uma lista de tarefas.

Segundo o Google, existe um forte conjunto de camadas de segurança para evitar o roubo da tecnologia ou manipulação para executar tarefas tóxicas ou desvirtuadas. Essa é uma preocupação válidal, já que chatbots e algoritmos podem adotar vieses racistas, preconceituosos, ofensivos e conspiratórios quando treinados para tanto.

Os sistemas de proteção devem detectar e filtrar palavras censuradas, como termos sexuais ou de cunho nocivo, além de barrar atitudes violentas. O Google garante que o LaMDA também não divulgará dados pessoais nem informações proibidas.

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição — neste momento, apenas residentes dos Estados Unidos são contemplados, mas ainda assim é possível aguardar em uma lista de espera. O Google planeja expandir o AI Test Kitchen para mais locais futuramente, porém, ainda não há uma data prevista para isso.

Continua após a publicidade

IA testada exaustivamente antes do lançamento

Os engenheiros do Google esperam receber o feedback externo para melhorar não somente o LaMDA como as outras tecnologias de IA futuramente acessíveis. Os usuários serão convidados a classificar as respostas — os dados serão enviados de modo anônimo — como satisfatória, ofensiva, fora do tópico ou falsa, para melhorar o produto.

A disponibilização de tecnologias de IA ainda em fase de desenvolvimento são uma tendência mundial para receber contribuições relevantes dos usuários antes de lançá-las no mercado. Empresas gigantes como Microsoft, Meta, OpenAI e o próprio Google querem ter a certeza de que seus robôs vão se comportar como o esperado.

Continua após a publicidade

O maior desafio, no entanto, é criar sistemas capazes de efetuar aprendizado sem enveredar para o lado nocivo. Para isso, os desenvolvedores estudam modos de dar uma espécie de "consciência" para os IAs identificarem comportamentos certos ou errados, assim pode-se manter o lado bom e mitigar as características indesejadas.

A LaMDA ganhou as manchetes recentemente após um engenheiro envolvido no projeto ter afirmado que a IA ganhou consciência. Blake Lemoine foi afastado da empresa e acabou demitido após a repercussão negativa do caso. Antes disso, porém, ele afirmou que a tecnologia contratou o próprio advogado para lutar contra seu desligamento.