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App Gov.br ganha melhorias para pessoas com deficiência; veja o que mudou

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

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Marcello Casal jr/Agência Brasil
Marcello Casal jr/Agência Brasil

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou, nesta terça-feira (11), que a nova versão do aplicativo Gov.br recebeu melhorias para facilitar o uso dos serviços por pessoas com deficiência (PCDs).

De acordo com a pasta, as atualizações buscam tornar o app mais intuitivo para usuários com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Uma das mudanças refere-se ao aumento do número de tentativas de reconhecimento facial dentro do aplicativo. Antes, eram permitidas cinco tentativas, e agora são oito no total.

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“Nossa gestão sempre busca incluir pessoas na transformação digital, com o olhar de não deixar ninguém para trás. Essa atualização é mais um exemplo de como a administração deseja que todas as pessoas tenham acesso aos benefícios de um governo digital”, destacou, em comunicado, Luanna Roncaratti, secretária-adjunta de Governo Digital.

Melhoria para pessoas com limitação visual

Outra novidade é voltada a pessoas com algum tipo de limitação visual. A nova versão do Gov.br passa a fornecer instruções por meio de leitores de tela de acessibilidade para o preenchimento de dados de contato na área de informações pessoais.

“Isso facilitará o preenchimento dessas informações, permitindo que essas pessoas alterem seus dados de contato de forma simplificada”, pontuou Roncaratti.

Essas duas atualizações seguem as inovações de acessibilidade incorporadas ao aplicativo em 2024. Na ocasião, foi disponibilizada a opção de usar a câmera traseira dos dispositivos móveis para realizar o reconhecimento biométrico na plataforma.

Atualmente, o Gov.br conta com mais de 17 milhões de usuários, que têm acesso a cerca de 4.600 serviços digitais federais e 8.700 serviços estaduais e municipais.

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