Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App é excluído da Play Store por usar link próprio para angariar doações

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Agosto de 2021 às 16h13

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Nos últimos meses, o Google tem sido alvo de dezenas de processos em diferentes países por supostos monopólio e práticas abusivas contra desenvolvedores na sua loja oficial de aplicativos. A companhia é acusada por obrigar todos os apps baixados pela Play Store a usarem o sistema de pagamento da companhia, que cobra taxas consideradas elevadas pelo mercado.

Um aplicativo gratuito e de código aberto chamado Language Transfer, que oferecia podcasts sobre aprendizado de línguas, foi banido da plataforma do Google. O problema teria sido causado por links disponibilizados no programa para uma conta no Patreon, serviço por meio do qual usuários podem enviar gorjetas para contribuir com projeto, o que teoricamente seria uma “forma de pagamento externa”. Tal prática viola as regras do Google.

Continua após a publicidade

Antes, eles já haviam tido problema com o redirecionamento para o serviço financeiro, o que fez com que os desenvolvedores retirassem os links diretos e adotassem o apontamento para uma página genérica do site do programa. Mesmo assim, o Google rejeitou a mudança e tirou o aplicativo da loja.

Segundo as capturas de tela enviadas pelos desenvolvedores, o problema é que o site Language Transfer incluía as opções para apoio ao projeto via Patreon e PayPal na parte inferior da página. Ao clicar nas URLs, a pessoa é direcionada para o sistema de pagamento das plataformas, não para os serviços do Google, razão pela qual a gigante das buscas vetou o programa.

O terceiro ajuste foi feito e dessa vez o direcionamento foi para a página “Sobre”, que não continha link direto para as opções de doação, e para o perfil oficial no Facebook. Somente assim que o aplicativo foi aprovado e disponibilizado novamente na Play Store.

Continua após a publicidade

Essa saga revela como a criadora do Android submete os desenvolvedores às restrições, mesmo quando o programa não cobra absolutamente nada do usuário. É uma situação bastante delicada que poderia ser repensada pela companhia, mas não há previsão de mudança de postura. O jeito é aguardar as decisões jurídicas para ver se isso será capaz de mudar a mentalidade do Google sobre os links para serviços de pagamento externos.

Fonte: Language Transfer