Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

App do YouTube pode ficar com mais cara de rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Outubro de 2023 às 11h23

Link copiado!

Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre YouTube

O YouTube testa uma nova disposição de elementos no aplicativo com a substituição do ícone de Biblioteca na barra de navegação pela seção “Você”. Essa nova área no app reuniria playlists com acesso às configurações de perfil. A reestruturação aparece em fase de testes para um grupo restrito de usuários e dá um ar maior de rede social à plataforma no celular.

O que muda no app do YouTube

O teste no aplicativo do YouTube remove o ícone de perfil do canto superior direito da tela e o realoca como botão para a nova seção “Você” na barra inferior. Nessa área, o usuário encontra elementos combinados da antiga Biblioteca e das configurações de conta.

Continua após a publicidade

No topo dessa página aparece o nome da pessoa e o link para ver o canal. Em seguida, há botões para trocar de conta, acessar a conta Google e entrar em modo anônimo.

Abaixo, a seção “Você” mostra os carrosséis “Histórico” e “Playlists” — da mesma forma que apareciam na área de Biblioteca.

Após os carrosséis, a página lista os acessos para: Seus vídeos, Downloads, Seus clipes, Seus filmes, Seus benefícios Premium, Tempo assistido, e Ajuda e feedback.

Continua após a publicidade

Já as configurações da conta podem ser alteradas pelo ícone de engranagem que aparece na barra superior da seção.

Inspirado nas redes sociais?

A mudança da posição da foto de perfil no aplicativo do YouTube como forma de servir de botão para uma nova seção “Você” difere do padrão dos apps do Google — que mantêm o avatar no canto superior da tela.

Assim, parece que a plataforma de vídeos resolveu adotar uma apresentação de elementos mais próxima da experiência de redes sociais. O Instagram e o TikTok, por exemplo, têm o acesso ao perfil nessa posição em seus apps.

Continua após a publicidade

Não é de hoje, porém, que o Google se “inspira” em outras redes sociais para desenvolver novas funções e ferramentas para o YouTube. Recentemente, a companhia lançou o YouTube Create, app de edição similar ao CapCut (solução do TikTok), entre outras novidades no Shorts que se assemelham à plataforma rival de vídeos curtos.