App do Itaú fora do ar? Correntistas relatam falha nesta segunda (10)
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |

Os correntistas do Itaú enfrentaram dificuldades para utilizar os serviços digitais do banco nesta segunda-feira (10). De acordo com relatos em redes sociais e no Down Detector, ferramenta colaborativa que mostra se plataformas estão fora do ar ou não, o app da instituição financeira sofreu com instabilidade no pagamento de boletos. Ao Canaltech, o banco confirmou que a falha já foi solucionada.
- Site fora do ar? Veja como descobrir se o problema é com você
- Por que sites saem do ar quando há muitos acessos simultâneos?
App do Itaú instável
Os registros começaram a ser enviados ao Down Detector por volta de 10h40 e alcançaram o pico às 11h38. Entre as queixas registradas, estão problemas envolvendo “Operações no internet banking”, “Login no aplicativo móvel” e “Login no internet banking”.
O mapa de calor também mostrou que a maior parte das reclamações se concentram no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo. Também havia relatos em outros estados brasileiros, como Ceará, Pernambuco e Bahia.
No X, correntistas alegaram que não conseguiam pagar contas pelo computador ou pelo aplicativo para celulares com Android e iOS. No geral, as reclamações eram voltadas para boletos, mas havia publicações que mencionavam problemas no Pix.
Durante testes do Canaltech, não conseguimos fazer pagamentos de boletos. Ao digitar ou escanear o código de barras de três contas diferentes que ainda não foram pagas, o aplicativo informou que “não foi possível validar os dados do boleto” e solicitou para tentar novamente mais tarde.
Ao contrário dos relatos, no entanto, foi possível fazer transferências via Pix normalmente, seja ao digitar uma chave manualmente ou QR Code. O experimento foi realizado em uma conta de pessoa física no aplicativo para Android.
Veja os relatos disponíveis na internet:
Falha resolvida
Em nota ao CT, o Itaú reconheceu a falha e disse que busca uma solução. Veja o posicionamento na íntegra:
"O Itaú Unibanco informa que identificou uma instabilidade pontual nesta segunda-feira (10) para o pagamento de boletos, que impactou uma parcela de clientes do banco. O Itaú ressalta que está trabalhando para que as operações sejam restabelecidas o quanto antes e pede desculpas aos clientes pelo inconveniente."
Mais tarde, o banco informou que as operações foram normalizadas no mesmo dia.
Atualizado em 11 de junho, às 12h02, para informar que as operações foram normalizadas.